Tucanos da ala oposta da do presidente estadual do PSDB no Maranhão, Carlos Brandão, decidiram intensificar as pressões para que o partido tenha uma direção definida para as eleições de 2018. Na contramão, Brandão – que é vice-governador do estado – investe cada vez mais forte para manter a sigla como aliada do PCdoB do governador Flávio Dino.

O ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, procurou o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, para conversar sobre o futuro do PSDB no Maranhão. O partido faz parte da base aliada do governador Flávio Dino, o que deixa a legenda completamente na posição oposta ao objetivo nacional dos tucanos.

Madeira quer que a direção nacional se posicione logo sobre o que, para ele, parece um impasse: um partido que é adversário do PT e seus aliados (e o PCdoB é aliado) continuar no hall dos apoiadores de uma candidatura comunista.

O problema é que a direção nacional ainda parece não ter interesse em dizer como o PSDB do Maranhão deve se comportar. Para o ex-prefeito de Imperatriz, com essa postura, a direção nacional tucana poderá perder o timing e a legenda se manter no colo de Flávio Dino.

“Ele voltou a dizer que o PSDB não ficará com o PCdoB. Mas não adianta dizer sem tomar posição. E se deixar para 2018, perde o timing da eleição”, disse Madeira.

O suplente de senador Pinto Itamaraty, que é vice-presidente do PSDB, já havia declarado em fevereiro que somente no segundo semestre deste ano é que o partido começaria a discutir nacionalmente os rumos que serão seguidos.

Segundo Itamaraty, há uma tendência já exposta pela direção nacional que nas capitais do Brasil a sigla tenha candidatura própria.

Agora resta saber quem vencerá essa batalha interna. E se for Brandão, saber como se posicionará Flávio Dino, cujo partido é aliado de primeira linha do PT.

Rumos – E Sebastião Madeira busca apresentar rumos para o PSDB. Além da tese de candidatura própria, o ex-prefeito de Imperatriz pensa em apoiar uma candidatura que não seja a de Flávio Dino.

Madeira visitou o senador Roberto Rocha do PSB, que é pré-candidato ao governo estadual em 2018.

O ex-prefeito disse que, além da conjuntura política nacional, também os dois conversaram sobre a candidatura do socialista como segundo ou terceira via.

Coluna Estado Maior