whatsapp-image-2016-12-21-at-13-15-05O pronunciamento na sessão desta quarta-feira (21) do deputado Rogério Cafeteira (PSB) foi dedicado a realizar um balanço das ações da gestão de Edivaldo Holanda Júnior frente à Prefeitura de São Luís.

O parlamentar tratou de ações em diversas áreas, como: Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Saúde, Habitação, Saneamento e outras. Entre as ponderações, Cafeteira pontuou o fato de o prefeito ter assumido o mandato com com uma série de dificuldades, entre elas financeiras, herdadas da gestão anterior.

AÇÕES – Ao ler um extenso relatório que trazia o balanço de grande parte das obras e ações executadas na gestão de Edivaldo Holanda Júnior, Rogério Cafeteira destacou alguns avanços, como na área da Educação, com reajuste de 9,5% aos professores da rede municipal, além da concessão de 3.390 benefícios estatutários para professores. Outra questão abordada por ele foi a regulamentação de um terço da carga horária.

Quanto à desativação do Aterro da Ribeira, importante medida para o Meio Ambiente de São Luís, o deputado ressaltou que esse foi um dos pontos altos da administração, a qual ele se considera parte. “E aqui falando do Aterro da Ribeira, acho que foi um dos pontos principais da nossa administração. Falo nossa porque hoje me considero um aliado do prefeito e com a minha mínima contribuição ajudando para que ele pudesse ter renovado seu mandato”, disse.

Na área da Saúde, entre outras ações, Cafeteira destacou a reforma e ampliação de 17 Unidades Básicas de Saúde; Reforma do Hospital da Mulher, com ampliação do número de leitos de internação de 24 para 50 leitos, além de cinco novos leitos de UTI e oferta de novos serviços como neurocirurgia, tomografia computadorizada e cirurgia para a retirada de nódulos mamários benignos. Em todo o município, segundo o relatório apresentado pelo parlamentar, foi dobrado o número de leitos de UTIs, passando de 30 leitos em 2013 para 60 em 2015; ele falou ainda das reformas nos Socorrões I e II, além de melhorias para a Santa Casa.

INFRAESTRUTURA – Rogério Cafeteira ressaltou algumas das obras de infraestrutura executadas na gestão do prefeito Edivaldo, a exemplo de um programa de urbanização da cidade, que contemplou diversos bairros de grande fluxo de pessoas em São Luís. “Em 2015, iniciamos com o avanço do programa de urbanização com a obtenção de recursos na ordem de R$ 88 milhões para obras de pavimentação, com asfalto e bloquete, macrodrenagem, drenagem superficial, meio-fio, sarjeta e calçada, com recursos obtidos junto a Caixa Econômica Federal. A primeira região contemplada foi o eixo viário que interliga Cohama, Turu e Vicente Fialho, onde foram requalificadas as ruas do Aririzal, Boa Esperança, Rua Nossa Senhora da Graça e Travessa Boa Esperança, Av. General Arthur Carvalho, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, a do Deputado Luiz Rocha, além de vias do Cantinho do Céu e Residencial Pinheiros”, lembrou.

O parlamentar falou também da parceria do Governo do Estado com a prefeitura de São Luís para a elaboração do Programa Mais Asfalto, cuja assinatura se deu em junho. “O prefeito iniciou nos dois primeiros anos, sem nenhuma parceria com o Governo do Estado, com uma herança difícil de ser administrada e aqui nós elencamos várias de suas realizações e, no nos dois anos seguintes, 2015/2016, tivemos uma importante parceria com o Governo do Estado com a assinatura do Mais Asfalto, em um volume de investimento de R$ 20,6 milhões para requalificação de 120 km de vias urbanas”, informou Cafeteira.