flaviodino1Apesar das críticas e do desgaste, o Governo Flávio Dino não esconde de ninguém a pressa que tem para aumentar o ICMS no Maranhão, tanto que já encaminhou a Assembleia, juntamente com o Projeto de Lei 223/16 que aumenta o imposto, o pedido de urgência para a votação.

A pressa do governador é pautada na Constituição Federal, através do princípio da anterioridade tributária, pois se o aumento do ICMS não for aprovado em 2016, o Governo Flávio Dino não poderá aumentar o imposto já em 2017, como deseja o governador comunista.

Segundo o artigo 150 da Constituição, o Estado não pode cobrar tributos “no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou”. Por esse motivo é que Flávio Dino tem exigido de sua base o sacrifício de votar com celeridade o aumento que prejudicará a população do Maranhão.

O aumento do ICMS proposto pelo governador Flávio Dino irá ter consequências diretas em aumentos também dos preços das tarifas de consumo de energia elétrica e de combustíveis, dois setores que os contribuintes já estão no limite do suportável.

Alguns deputados criticaram duramente o Projeto de Lei, mas deputados governistas alegam que a aprovação é necessária para que o Maranhão mantenha o equilíbrio financeiro. A tese foi rebatida, afinal seria mais justo realizar cortes em outros segmentos do próprio Governo Flávio Dino do que repassar a “conta” para o contribuinte maranhense (reveja).

A expectativa é que o Projeto de Lei seja votado nas próximas horas na Assembleia Legislativa, mesmo debaixo de muitas críticas.