edivaldopcdob

É bem verdade que a política é cíclica e que muitos políticos não conseguem manter seus posicionamentos iniciais e procuram sempre estar ao lado dos vitoriosos, and mesmo que não tenham lhe apoiado, mas confesso que estranhei a presença do deputado federal do PCdoB, Rubens Júnior, em visita da cúpula do seu partido ao prefeito reeleito de São Luís, Edivaldo Júnior.

A cúpula nacional do PCdoB visitou o prefeito de São Luís, Edivaldo na sexta-feira (18). Do PCdoB estiveram na reunião: a presidente nacional Luciana Santos, o vice-presidente nacional Walter Sorrentino, a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, o presidente estadual do partido, Márcio Jerry, o vice-prefeito eleito, Júlio Pinheiro e o deputado federal Rubens Pereira Júnior.

As lideranças reforçaram o apoio ao projeto administrativo executado pelo prefeito Edivaldo em São Luís, comprometendo-se a cooperar, em Brasília, com a administração do prefeito de São Luís.

É inquestionável que o PCdoB foi importante e ajudou muito na reeleição de Edivaldo, não só no trabalho durante a gestão, mas também durante a caminhada. Tanto que o prefeito reeleito reconheceu isso.

“Temos muitas ideias e trabalho conjunto com o governador Flávio Dino. É um projeto de parceria que está se consolidando com a parceria e levando melhorias para a cidade”, declarou Edivaldo.

Entretanto, alguns membros do PCdoB não estavam apoiando a reeleição de Edivaldo, mas sim apoiando a eleição de Eduardo Braide para o PMN. Como foram os casos do prefeito eleito de Santa Rita, Hilton Gonçalo e o do próprio Rubens Júnior. O deputado federal chegou a ser classificado como “articulador interno junto aos políticos” (veja aqui), algo jamais desmentido pelo comunista. Também não foi raro encontrar manifestações, nas redes sociais, de Rubens Júnior em prol de Eduardo Braide.

“Eduardo Braide apoiou TODAS as medidas do governo Flávio na AL e foi líder do maior bloco governista na Casa. São Luís só tem a ganhar“, escreveu Rubens Júnior durante a eleição. O deputado também chegou a retuitar uma postagem da Revista Veja que dizia: “Especialista diz que 2º turno em São Luís é mídia contra máquina”.

Só que agora, após a reeleição de Edivaldo, o discurso de Rubens Júnior parece ter mudado. “Nós estamos todos aqui porque a nossa parceria não vem de agora, é uma ligação com ecos em outros estados e o Brasil todo reconhece que é uma vitória do nosso campo político. Por isso estamos fazendo esta visita de cortesia, renovando os laços”, disse no encontro com o prefeito reeleito.

Realmente a ideologia política e principalmente a ideologia e o posicionamento dos políticos continuam efêmeros, mas confesso que imaginava que pelo menos os políticos da nova geração pudessem ter uma postura diferente, mas, pelo visto, foi um ledo engano.