flaviodino

Depois da denúncia envolvendo 443 ex-deputados federais, advice sendo 12 maranhenses, medical por “farra das passagens” (reveja aqui), agora o jornal Correio Braziliense destaca que quatro governadores, entre eles o do Maranhão, Flávio Dino, também teriam envolvimento no gasto indevido de passagens aéreas.

A Procuradoria Regional da República na 1ª Região (PRR-1) pediu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região que seja feito “o exame das condutas” de cerca de 100 deputados federais e mais quatro governadores que foram parlamentares na “farra das passagens”.

O Ministério Público pede que o caso dos governadores, todos ex-parlamentares, seja remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), porque eles têm foro privilegiado.

No caso de cerca de 100 deputados, o pedido é que o caso seja enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), porque eles têm foro especial naquele órgão. A Procuradoria pediu “o envio de cópia” a cada um dos tribunais “para o exame das condutas dos investigados que detêm foro privilegiado” perante aquelas cortes, segundo documento ao qual o Correio Braziliense teve acesso.

De acordo com o documento, os governadores são Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Flávio Dino (PCdoB-MA), Jackson Barreto (PMDB-SE) e Sueli Campos (PP-RR). Os conselheiros de contas são Mário Negromonte (BA) e Waldir Barbosa (MS). Todos foram deputados no período investigado pelo Ministério Público.

O governador Flávio Dino disse ao Correio que usou sua cota de passagens “exclusivamente em atividades políticas e parlamentares”, incluindo o uso de terceiros. “Terceiros apenas relacionados com atividades políticas e parlamentares, como a norma permitia na época”, afirmou ele, em nota. Dino declarou que “jamais” cedeu passagens a familiares ou usou-as no exterior. “Não há rigorosamente nada de ilícito e que, certamente, isso será facilmente reconhecido.”

Agora é aguardar e conferir.