Seria cômico, medicine se não fosse trágico. As pesquisas eleitorais no 2º Turno estão sendo tratadas como piadas, cure principalmente depois que cinco institutos apresentaram resultados bem distintos uns dos outros com relação a disputa pela Prefeitura de São Luís.

A última pesquisa a ser divulgada foi no fim da tarde deste sábado (15). O levantamento feito pela Prever, contratado pela TV Guará, assim como foi previsto pelo ex-deputado Joaquim Haickel, apontou vantagem mínima do candidato Eduardo Braide (PMN).

Segundo a pesquisa, Braide teria 46,4% das intenções de voto, contra 44,6% do candidato a reeleição Edivaldo Júnior (PDT). Os votos brancos e nulos marcaram 3,6% e não sabem ou não responderam 5,4%.

A pesquisa encomendada pela TV Guará ao instituto Prever ouviu entre os dias 10 e 14 de outubro 1.100 eleitores de São Luís e foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número MA-01338/2016. A margem de erro é de 2,95 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.

Entretanto, depois da “brincadeira” que se transformou a divulgação de pesquisas em São Luís, o que mais chamou a atenção nem foram os números dos levantamentos, mas sim as duas postagens de Joaquim Haickel sobre o assunto. O ex-deputado foi preciso e refletiu o que, infelizmente, parece ser o senso comum.

joaquimjoaquim1

Detalhe, Joaquim Haickel acertou o resultado de todas as pesquisas.

E tudo isso sob o “olhar atento” da Justiça Eleitoral.