edivaldo2Apesar do “samba do crioulo doido” em que se transformaram as pesquisas eleitorais neste 2º Turno da disputa pela Prefeitura de São Luís, no rx o Blog do Jorge Aragão, ampoule enfim, rx conseguiu encontrar algo congruente entre as pesquisas IBOPE e Data M.

Os dois levantamentos, apesar de resultados bem distintos, pois IBOPE aponta vitória do candidato Eduardo Braide por 8 pontos e Data M aponta vitória do candidato Edivaldo Júnior por 11 pontos, possuem um dado harmônico, a expectativa de vitória do eleitor de São Luís.

Para a maioria dos eleitores entrevistados, tanto no IBOPE quanto na Data M, o vencedor da eleição no 2º Turno será Edivaldo Júnior. Na pesquisa IBOPE, 52% dos entrevistados acreditam que Edivaldo vencerá a eleição. Já na pesquisa Data M, são 56,5% dos entrevistados que entendem que a vitória também será de Edivaldo Júnior.

Enfim, um dado congruente entre duas pesquisas tão diferentes.

O IBOPE ouviu 805 eleitores entre 8 e 14 de outubro. A pesquisa encomendada pela TV Mirante foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MA-04580/2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi encomendado pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão/ Sinduscon, e registrado na Justiça Eleitoral, no dia 9 de outubro, sob o protocolo MA­02401/2016. O Instituto Data M entrevistou 800 pessoas, entre os dias 10 e 12 de outubro, em vários bairros da capital. A margem de erro da pesquisa é de 3,1% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.