cesarpiresO Governo Flávio Dino, pill depois de quase 30 dias, conseguiu em 24 horas, atropelando o Regimento Interno da Assembleia e desrespeitando a Oposição, aprovar dois empréstimos para o Maranhão.

Inicialmente é bom lembrar que falar em empréstimo e endividamento do Governo do Maranhão na gestão Flávio Dino seria algo surreal antes do comunista se transformar no governador. Entretanto, esses dois aprovados nas últimas 24 horas não são os primeiros feitos pelo governador, que criticava diuturnamente ações desta natureza no Governo Roseana.

Além da incoerência latente, o que saltou aos olhos foi o atropelo e desrespeito a que a Oposição foi submetida na Assembleia Legislativa para a aprovação dos dois empréstimos, um junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) na segunda-feira (10) e junto à CAIXA nesta terça-feira (11).

Também merece destaque a postura irretocável do deputado estadual César Pires. O parlamentar foi à Tribuna e mesmo votando a favor do empréstimo, por questão de coerência, afinal votava favorável no Governo Roseana, lamentou a postura contraditória de alguns governistas e que submeteram a Assembleia a mais uma manhã vergonhosa para satisfazer os caprichos do Governo do Maranhão.

“Então, eu mantenho a minha coerência de líder de oposição passada, líder de governo e agora, aqui neste Plenário, sem liderança, apenas do meu partido ou de mim mesmo que no caso o tem. Quem é que tem essa coerência aqui? Quem manteve essa coerência? De defender? E é por isso que nasce o desdobramento do que nós estamos passando aqui. Lamento que esta Casa tenha essa descompostura com ela mesma. Eu defendo que haja obediência ao Regimento, estamos atropelando, sim, o Regimento desta Casa. Não podemos continuar desse jeito, quem achincalha esta Casa e quem nos diminui junto a sociedade não é a sociedade e nem o governo não, somos nós mesmos que não temos competência de analisar este próprio Regimento. Vou votar pelo empréstimo e pela necessidade, mas quero aqui dizer que é incoerência das lideranças do governo aqui dentro, das lideranças dos blocos, da própria Mesa quando faz concessão a romper com o próprio Regimento. Quem que se arvora a vir aqui e dizer que eu estou errado?”, finalizou César Pires, sendo inclusive aplaudido por alguns colegas.

Indiscutivelmente, por essas e muitas outras, é que César Pires é um dos melhores políticos e parlamentares que o Maranhão possui.