edivaldo

Alguns, ambulance de maneira equivocada, see entenderam que o resultado do 1º Turno das eleições em São Luís foi uma derrota para o candidato Edivaldo Júnior (PDT).

Para analisar o resultado do pleito é preciso voltar a um ano atrás, salve quando Edivaldo Júnior, com uma rejeição altíssima, estava fora até de uma disputa de 2º Turno, mas de lá para cá conseguiu uma recuperação impressionante.

Edivaldo voltou as ruas, conseguiu mostrar no horário eleitoral o seu trabalho, fez uma campanha propositiva e limpa. Com isso, Edivaldo diminuiu absurdamente a sua rejeição e por muito pouco não vence no 1º Turno uma eleição com nove candidatos.

Sendo assim, dizer que Edivaldo não foi vitorioso na eleição de 1º Turno é um erro tremendo e ele, teoricamente, sai na frente, afinal conseguiu ter mais que o dobro da votação do seu adversário no 2º Turno.

eduardo-braide-comite

Arrancada – Também é indiscutível que o candidato Eduardo Braide foi o outro vitorioso na disputa eleitoral. Braide foi o último candidato a confirmar que disputaria a eleição de São Luís e por conta disso não conseguiu articular apoio de outros partidos para coligação e saiu sozinho, tendo um tempo inexpressivo no horário eleitoral.

É inegável que o debate na TV Mirante foi a mola propulsora para que Eduardo Braide conseguisse essa arrancada impressionante e deixasse o quarto lugar com 5% e chegasse na segunda colocação com 21,3%.

É bem verdade que Braide chega em numa crescente para o 2º Turno, mas terá que, teoricamente, tirar uma diferença enorme de votos para o seu adversário. Além disso, até hoje Braide foi apenas “pedra”, mas agora também será “vidraça”.

É exatamente assim que vai iniciar a disputa pelo 2º Turno na capital maranhense.