17216_microonibus_160916_foto_5

Licitação, decease ônibus com ar-condicionado, Bilhete Único, Cartão Criança e, agora, a aprovação do projeto do BRT Centro-Cohab junto ao governo federal. A área de transportes e mobilidade urbana é mais uma em que a administração Edivaldo contabiliza avanços históricos para a cidade.

Nos últimos dias, duas novidades de peso foram anunciadas pela Prefeitura de São Luís para o setor: o primeiro é a volta da circulação dos micro-ônibus com ar-condicionado no Centro de São Luís. Os “geladinhos” circulam ainda pelas áreas do São Francisco, Renascença e Jaracaty e representam resultados concretos da licitação dos transportes, realizada pela primeira vez em São Luís neste ano. Além do novo itinerário, outras linhas estão substituindo os ônibus velhos por novos. Segundo divulgado pela Prefeitura, serão 210 veículos novos e com ar condicionado até o final do ano.

A modernização do sistema que opera a frota e a implantação do GPS garantiu a quem anda de ônibus benefícios como Bilhete Único e Cartão Criança, dando dignidade para que as crianças menores de sete anos exerçam o direito à gratuidade no transporte.

Outro grande anúncio foi a aprovação, pelo governo federal, da operação de crédito que deverá implantar o BRT em São Luís. O projeto, que já havia sido apresentado em audiências públicas, estava sob análise do Ministério das Cidades. A posterior celebração do convênio prevê o início da implantação do serviço para 2017. Ainda segundo dados da Prefeitura, a expectativa é que o corredor de transporte atenda a cerca de 600 mil pessoas no trecho, que é considerado um dos fluxos mais intensos de São Luís.

A melhoria no transporte público é com certeza um fator positivo para Edivaldo, especialmente agora, que as mudanças já começam a ser sentidas pela população. Basta, ao gestor municipal, se manter no caminho correto, buscando avançar na solução dos problemas históricos da cidade.

São por essas e outras ações, que a principal pergunta nas eleições de 2016 é: seguir em frente ou apostar numa aventura?