OAB - LOGOMARCAA Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão emitiu uma Nota em seu site se posicionamento sobre as eleições municipais de 2016. Com o título “Por Eleições Limpas e Propositivas”, seek a OAB-MA defendeu o óbvio ululante, sale mas pareceu um posicionamento tardio ou tendencioso.

O posicionamento da OAB-MA veio, coincidentemente, após a candidatura de Eliziane Gama (PPS) ter sido vítima de um factoide plantado nas redes sociais. Utilizando a página do Blog do Luís Pablo, foi feito uma montagem afirmando que Eliziane Gama estaria desistindo da própria candidatura para apoiar a candidatura do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

A própria Eliziane, na sexta-feira (09), emitiu Nota de Esclarecimento desmentindo qualquer desistência e, mesmo que indiretamente, atribui o factoide a “Turma” do candidato Wellington do Curso (PP) (reveja aqui).

Entretanto, Eliziane não foi a primeira candidata à Prefeitura de São Luís a ser vítima de factoides nessa eleição e muito menos foi o principal alvo desse tipo de prática criminosa e repugnante.

A candidatura de Edivaldo foi vítima de uma verdadeira “fábrica de factoides”. Um dos primeiros factoides foi a informação que a candidatura do pedetista estava impugnada e que o PDT já estava debatendo até o substituto de Edivaldo.

Outro factoide, mais grave até do que foi vítima Eliziane, foi a montagem utilizando diversos sites para informar que as passagens de ônibus estariam aumentando. A falsa informação foi para gerar desgaste na candidatura de Edivaldo. O fato foi tão grave que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso (reveja).

A própria Eliziena Gama, que agora foi vítima, utilizou o seu programa no horário eleitoral para mentir sobre a gestão Edivaldo. Eliziane afirmou que na gestão do pedetista não havia sido construída nenhuma creche e nenhuma escola. A mentira de Eliziane lhe rendeu até a cessão de espaço no seu horário eleitoral para um Direito de Resposta da candidatura de Edivaldo (reveja).

Esses foram apenas alguns exemplos dos factoides já plantados nessa eleição municipal, mas somente agora, faltando 20 dias para o fim da eleição foi que a OAB-MA resolveu se posicionar.

Indiscutivelmente um posicionamento necessário, mas tardio e aparentemente tendencioso.