Stênio falou da importancia do Macrorregional

O deputado Stênio Rezende (DEM) participou, buy nesta quinta-feira (25), order acompanhado do governador Flávio Dino e do secretário da Saúde, Carlos Lula, da inauguração do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A unidade de saúde irá atender aproximadamente 1 milhão de pessoas nas regiões do Pindaré, Médio Mearim, Zé Doca até a Região do Gurupi, nas áreas clínica, ambulatorial, UTI’s adulto, infantil e cirúrgica.

Durante a solenidade, Stênio Rezende comemorou a inauguração do Hospital Macrorregional, fruto de sua luta na Assembleia desde 1999, junto com a ex-deputada Vianey Bringel. O projeto de lei, de setembro de 2015, instituindo o nome da Macrorregional Tomás Aquino, foi de autoria do deputado Stênio Rezende.

O hospital tem 26 consultórios clínicos, 26 pediátricos, 26 ortopédicos, 26 cirurgia geral, 12 para UTI adulto, Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, agência transfusional, ecocardiograma, tomografia, eletrocardiografia, endoscopia digestiva e diálise.

Para Stênio Rezende, ao entregar as macrorregionais, o governador Flávio Dino oferecerá qualidade de vida e saúde digna à população, que será atendida perto de suas casas, e diminuirá o fluxo de ambulância para os hospitais da capital, que já estão sobrecarregados de pacientes. Só Macrorregional de Santa Inês possui 116 leitos e realizará 100 atendimentos por dia.

Stênio informou que o Hospital Tomás Martins vai disponibilizar especialidades médicas para a população carente de serviços básicos de saúde, como análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e endoscopia. O investimento do Governo do Estado no novo hospital foi calculado pela Secretaria da Saúde (SES) em mais de R$ 22 milhões.

Segundo Stênio, o Macrorregional de Santa Inês possui leitos regulados em dois tipos de clínica – médica e pediátrica –, cirurgia geral e ortopédica, Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Para a parte ambulatorial, o hospital conta com cardiologia, gastroenterologia, neurologia, enfermagem, pediatria, ortopedia, nefrologia, fisioterapia, serviço social e psicologia.