edivaldosabatina

O prefeito de São Luís, doctor Edivaldo Holanda Júnior, health apresentou, here na Sabatina O Estado dados sobre sua gestão na capital maranhense. Segundo ele, pela coragem de enfrentar problemas considerados por ele históricos e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido o habilita para disputar a reeleição em outubro deste ano.

Edivaldo Holanda Júnior é candidato a reeleição pelo PDT e foi o segundo entrevistado na Sabatina O Estado. Durante a entrevista, o gestor fez um histórico de como encontrou a Prefeitura de São Luís quando assumiu a gestão em janeiro de 2013. Segundo Edivaldo Júnior, ele e sua equipe encontraram um caos.

“Nós tínhamos a noção dos problemas que a Prefeitura tinha, mas somente após assumir o comando do município é que tivemos a real ideia dos problemas. Encontramos uma prefeitura um caos com folha de pagamento atrasada, dívidas, afirmou o candidato.

E para colocar a casa em ordem, ainda de acordo com o pedetista, foi preciso enfrentar os problemas encontrados. “Encontramos problemas históricos e tivemos coragem de enfrentar. Estamos enfrentando e melhorando a vida dos ludovicenses”, disse.

Além de fazer o resgastes dos problemas, o gestor apresentou dados sobre sua gestão. Sobre o tema Mobilidade Urbana (escolhido em sorteio com assuntos já pré­-definidos), Edivaldo Júnior explicou que a Prefeitura de São Luís enviou um projeto para o Governo Federal para que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seja finalmente implantado na capital.

Segundo ele, esse meio de transporte foi comprado para uso eleitoreiro o que causou prejuízos aos cofres públicos porque somente para guardar o VLT, a prefeitura já gastou mais de R$ 7 milhões.

Edivaldo Júnior falou ainda sobre a licitação no sistema de Transportes. De acordo com o candidato, o processo licitatório foi feito de forma transparente e que essa é a primeira vez que uma gestão de São Luís enfrentou problemas históricos no sistema. “Encontramos um sistema falido e cheio de problemas, que enfrentamos com implantação da biometria, do bilhete único e também com o processo de licitação”, garantiu o prefeito.

Outro tema abordado na Sabatina com o pedetista foi a Saúde. Em pergunta feita pela leitora Ana Cândida sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o gestor respondeu afirmando o Samu está em funcionamento normal com ambulância novas em funcionamento e sistema de saúde integrado para atendimento da população.

Edivaldo Holanda Júnior falou ainda sobre a situação dentro dos Socorrões. O prefeito garantiu que por meio do programa Maca Zero todos os pacientes foram retirados nos corredores dos hospitais de urgência municipal e justificou a necessidade de espera de triagem para pacientes que ficam por um tempo nos corredores.

O candidato do PDT falou ainda sobre a maternidade da Cidade Operária e disse que o atraso na construção da unidade de saúde foi um problema do Governo Federal que atrasou o pagamento da empresa que faz a obra. Depois de conversas com deputados federais que intermediaram a liberação dos recursos do convênio, as obras foram retomadas.

O pedetista falou ainda sobre Habitação e o programa Minha Casa, Minha Vida, que segundo ele, é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura, falou sobre as parcerias com governo estadual negando que haja uma dependência do município com o governo.

“Qualquer gestor deve buscar outras fontes de recursos. Não há como administrar uma cidade somente com recursos próprios. É necessário buscar parcerias com o Governo Federal e também o estadual e ainda buscar as linhas de crédito disponíveis para fazer os investimentos necessários. E isso eu fiz desde o primeiro dia de minha gestão”, afirmou Edivaldo Júnior.

Edivaldo respondeu ainda a outra pergunta de leitor que questionou sobre a possibilidade de atraso de pagamento dos servidores municipais. Segundo o prefeito, como foi feito um planejamento, não há possibilidade de atraso na folha do município.

O prefeito de São Luís falou ainda sobre Meio Ambiente e limpeza pública. Edivaldo Júnior negou que haja irregularidades no contrato de parceria público-­privada na área da limpeza e garantiu que todos os serviços previstos em contrato estão sendo executados. Sobre o Meio Ambiente, o gestor disse que as ações da secretaria estão atreladas as recomendações do Ministério Público.

(De O Estado)