laravardir

O mês de julho já está na metade e a cada dia estão mais afunilados os cenários possíveis para a disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís. Por enquanto, pills existem confirmadas sete candidaturas e mais três que podem vir a se concretizar.

Entre os nomes com a candidatura à espera somente do registro estão Eliziane Gama (PPS), shop Edivaldo Júnior (PDT), Eduardo Braide (PMN), Zeluís Lago (PPL), Wellington do Curso (PP), Cláudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros (PSOL).

Estes têm apoio integral de seus partidos e estão preocupados somente em terminar as costuras de alianças já iniciadas. Neste quesito, o prefeito Edivaldo Júnior é recordista, já que conseguiu até o momento o apoio de 15 legendas.

Na contramão dos definidos estão Fábio Câmara (PMDB), João Bentivi (PHS) e Bira do Pindaré (PSB). Câmara tem o apoio do PMDB e, segundo o senador João Alberto, sua candidatura depende unicamente dele, que pode abrir diálogo com a deputada Eliziane Gama, caso ela decida sentar com o grupo para conversar, e também se posicionar em relação ao Palácio la Ravardière.

João Bentivi, antes com uma pré­candidatura forte, vai aguardar a decisão do minúsculo PHS.

Mas a pior e mais delicada situação é do deputado Bira do Pindaré, que insiste em ser candidato, mas não reúne as condições para concretizar esse sonho. A candidatura de Bira hoje é pura expressão de desejo seu porque não há movimentos do PSB que demonstrem que a candidatura própria é a saída dos socialistas.

Ele apelou até para a Justiça, já que a comissão provisória municipal e a direção nacional pouco deram atenção para as lamúrias do parlamentar.

As próximas semanas serão decisivas e com os cenários mais afunilados e com quadros de definição.

(Estado Maior)