bacia

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), try no auditório do campus da UFMA em Codó, hospital a abertura oficial do I Fórum Estadual sobre Criação e Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Maranhão. O evento, que acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), com apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão e Prefeitura Municipal de Codó.

Dentre as autoridades presentes estavam os deputados estaduais César Pires e Sousa Neto, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o coordenador do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas, Luís Carlos Sousa Silva, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, e o prefeito de Codó, Zito Rolim.

O objetivo do evento é de discutir e fomentar o funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica existentes no Maranhão, de maneira a engajar os diversos sujeitos sociais importantes no processo, além de fortalecer o Sistema de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos. Em pauta estarão temas como água e gestão participativa; o ABC dos Comitês de Bacia Hidrográfica; Fundo Estadual de Recursos Hídricos; Processo de criação de CBHS estaduais e muito mais, levando-se em consideração a fase de vida dos Comitês já formados e as peculiaridades das regiões trabalhadas nos Comitês em formação. Constará, também, de oficinas divididas por bacias hidrográficas e fases de formação.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Sousa Neto, agradeceu a receptividade dos codoenses e o grande apoio do prefeito Zito Rolim. O parlamentar ainda afirmou que todas as propostas debatidas no fórum serão levadas para a Assembleia do Maranhão. “Todos os debates colocados aqui serão levados para a Assembleia, serão trabalhadas e transformadas em leis. E depois traremos as soluções, transformadas em leis para serem cobradas pela população”.

De acordo com o secretário Marcelo Coelho, a parceria entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e municípios será fundamental para o sucesso da formação dos comitês. “Quero agradecer ao Prefeito Zito Rolim, que tem sido um grande parceiro, não só nas questões ambientais, mas em todos os eventos realizados pelo Estado neste município. A união entre todas essas equipes de trabalho e a sociedade civil, é onde tudo começa. Teremos sucesso na criação dos comitês e nas ações futuras para a preservação e recuperação de nossas bacias hidrográficas de todo o Maranhão”

Para o prefeito Zito Rolim, a realização do Fórum é o paço crucial para o inicio de um grande projeto conjunto de recuperação da bacia hidrográfica do Itapecuru e de todo o estado. “É uma preocupação que já temos há bastante tempo. Ano passado já havíamos realizado um seminário e agora partimos para este fórum, onde serão definidos os comitês das bacias hidrográficas dos Rios Balsas e Preguiça, e no nosso caso, a do Rio Itapecuru. Será uma oportunidade para os debates e a definição de propostas para a recuperação e preservação de nossa bacia hidrográfica e o meio ambiente ao longo dos rios”.