andreamuradHá mais de uma semana, sale quando a deputada Andrea Murad publicou carta aberta sobre as dificuldades de sua pré-candidatura e o apoio à decisão feita pela direção do PMDB de definir Fábio Câmara o pré-candidato oficial do partido, destaquei o grande exemplo de maturidade política em prol da unidade do partido (reveja). Andrea havia abdicado da luta pela sua pré-candidatura a Prefeitura de São Luís, mas que, sem dúvida, merecia ter a oportunidade de trabalhar por ela com mais intensidade.

Os argumentos são óbvios, Andrea Murad, realmente, nunca fez qualquer ação como pré-candidata por não ter a prerrogativa mínima e necessária do seu próprio partido, pelo menos de se apresentar como possível candidata do PMDB. A direção fez uma escolha e por mais que as pesquisas revelem o baixo desempenho do vereador Fábio Câmara, quem está a mais tempo lidando com as demandas políticas do município de São Luís, quem detém o diretório municipal do PMDB e quem tem falado intensamente nos programas veiculados em TV’s e rádio, não creio que obtenha avanços.

Creio que o partido, se quiser mesmo uma candidatura própria, precisa agir rápido, trabalhar em paralelo o nome da deputada Andrea Murad, quem tem se colocado à disposição, garantindo uma estrutura necessária para que ela possa dialogar com a população em nome do partido e só então colocar em campo uma nova pesquisa. Não seria surpresa ver a parlamentar ultrapassar a casa dos 10%, como já ocorreu quando a ESCUTEC ouviu uma das áreas em que Andrea Murad possui mais atuação na capital, alcançando as intenções entre 11% e 14,4%, ultrapassando Wellington do Curso em todos os cenários e disputando mais diretamente com Eliziane e Edivaldo.

E a deputada não está só, conta com o apoio das principais lideranças do PMDB como o Senador Lobão Filho, que foi o candidato do governo nas eleições de 2014 e é um dos principais incentivadores da candidatura de Andrea Murad, assim como o deputado federal Hildo Rocha.

“A Andrea pode ser uma alternativa por ser uma parlamentar combativa e como não era pré-candidata não teve como ser avaliada nesta última pesquisa”, disse ao Jornal O Estado e ainda declarou que Andrea possui todos os elementos para ser uma candidata em potencial pelo PMDB, “torço por ela, acho Andrea ser a opção mais viável e inteligente do partido, sem comparação”.

“Andrea é a melhor opção, não só do PMDB, mas para São Luís. Se for incentivada pelo partido como Fábio vem sendo – que ainda assim não alcançou o esperado pela direção – tenho certeza que é a melhor para disputar as eleições deste ano. É a deputada que melhor tem se destacado, tem forte carisma em todas as classes e se fizer a pré-campanha com o apoio oficial do PMDB, será a melhor candidata que São Luís já teve”, destacou Hildo Rocha.

Agora é aguardar e conferir.