Governador-dialoga-com-bancada-maranhense

O governador Flávio Dino (PCdoB) parece ter adotado, for sale no pós­impeachment, buy uma postura diferente na relação com suas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. E essa postura tem irritado os parlamentares, que veem no gesto do governador um certo desprezo pela representatividade do Maranhão no Parlamento.

Na Assembleia, o clima é de revolta entre deputados que esperam desde o ano passado a liberação dos recursos de emendas parlamentares. Sem acesso ao governador, eles começaram a boicotar votações de interesses do governo. E já falam nos bastidores em aumentar o tom da reação à medida que o ano for passando e as eleições municipais se aproximarem.

Mas a situação pior é mesmo na bancada de deputados federais e senadores, na qual Flávio Dino teve acesso restrito desde o início do mandato.

Desde o impeachment de Dilma, o comunista parece ressentido com a postura dos representantes do Maranhão, que votaram em massa a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), ignorando seus apelos e sua ação radical contra o processo.

O governador passou a ignorar solenemente a existência da bancada em suas passagens por Brasília. Foi assim na última segunda­-feira, 16, quando deixou o Maranhão rumo a Brasília e, sem comunicar a nenhum deputado, se reuniu, sozinho, com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Pior fez o secretário da Indústria e Comércio Simplício Araújo: ele foi ao ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho ­ segundo ele próprio a mando de Flávio Dino ­ mas, em vez da companhia de deputados maranhenses, levou a tiracolo um deputado de Pernambuco.

Deputados federais mostram-se indignados com a postura do governo Dino. E prometem reação dura.

Sempre assim – A ida de Simplício Araújo ao Ministério da Educação, acompanhado de um parlamentar pernambucano, apenas ratifica sua relação de desprezo com o Maranhão.

Quando no exercício do mandato de deputado federal, o agora auxiliar do governador Flávio Dino chegou a encaminhar recursos de suas emendas para hospitais de São Paulo.

Talvez por essas e outras o povo maranhense não tenha renovado seu mandato parlamentar na Câmara Federal.

Espaços – Enquanto Flávio Dino esnoba a bancada maranhense, deputados e senadores vão conquistando cada vez mais espaços no governo Michel Temer.

Ontem, por exemplo, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra, recebeu uma parte dos deputados federais para tratar de assuntos de interesse do Maranhão.

Participaram da reunião os deputados André Fufuca (PP), Hildo Rocha (PMDB), Juscelino Filho (DEM), Alberto Filho (PMDB) e Weverton Rocha (PDT).

(Coluna Estado Maior)