plenario1

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV), try através de requerimento junto a Mesa Diretora da Assembleia, discount solicitou pedido de informações sobre os gastos das inúmeras viagens feitas pelo governador Flávio Dino para Brasília.

A denúncia de gastos exorbitantes na ponte aérea São Luís/Brasília/São Luís foi alvo de críticas do deputado estadual Sousa Neto (PROS) (reveja) e até da mídia nacional, através do Blog Esplanada.

Apesar das denúncias públicas, o requerimento foi negado pela Mesa Diretora. Edilázio recorreu ao Plenário, pedindo votação nominal. Mesmo assim o simples pedido de requerimento foi rejeitado pela maioria. Foram 17 votos contrários as informações, cinco favoráveis (Edilázio Júnior, Andrea Murad, Sousa Neto, Nina Melo e Adriano Sarney).

Entretanto, além da rejeição de uma simples informação que deveria ser pública, dois fatores acabaram chamando a atenção.

O primeiro fator é quantidade de deputados que se retiraram do Plenário para não votar, tanto que foram de 20 deputados ausentes. O que demonstrou mais uma vez a insatisfação de boa parte dos deputados estaduais com o Governo Flávio Dino.

Outro fator que chamou a atenção foi mais uma vez a incoerência do deputado Bira do Pindaré. O parlamentar que era um dos principais parlamentares a querer explicação de gastos do Governo Roseana Sarney, de maneira incoerente negou o simples pedido de informação.

De qualquer forma, a votação é uma clara demonstração que apesar de ter conseguido alcançar seu objetivo, negar informações de gastos públicos, o Governo Flávio Dino saiu derrotado.