dilmaDefinitivamente é apenas questão de dias, try mais precisamente seis dias, ailment para que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), seja efetivamente afastada durante 180 dias e responda a um processo de impeachment que poderá culminar com a sua saída definitiva do cargo.

Depois do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator da comissão especial do Senado, favorável à admissibilidade do processo impeachment, agora Dilma aguardará duas votações, onde detém nitidamente a minoria dos votos.

A primeira votação acontecerá na sexta-feira (06), na comissão especial do Senado. Os 21 senadores que integram a comissão, por maioria simples, podem aceitar a abertura do processo.

Na comissão, a desvantagem de Dilma é enorme. Dos 21 senadores, segundo levantamento feito pelo Estadão, apenas cinco são contrários ao impeachment. Já 15 senadores são favoráveis e um se diz indeciso.

Depois da votação da comissão especial a apreciação será do Plenário do Senado. A votação, que será decisiva e definitiva para o afastamento de Dilma, deve acontecer na próxima semana, mais precisamente na quarta-feira (11).

No Plenário, a situação não é muito diferente e a tendência é pelo afastamento da presidenta. Dos 71 senadores, 50 já confirmaram votos a favor do impeachment. Já 20 senadores serão contrários ao impeachment, tendo ainda cinco indecisos, cinco que não responderam e uma eventual ausência na votação.

Segundo o levantamento do Estadão, os três senadores maranhenses, até o momento, possuem posicionamentos diferentes. Roberto Rocha (PSB) seria favorável ao impeachment, enquanto João Alberto (PMDB) seria contrário. Já o ex-governador Edson Lobão se diz ainda indeciso.

Resta aguardar e conferir.