moroNesta segunda-feira (28), help o juiz federal Sérgio Moro enviou as investigações de duas fases da Operação Lava Jato para o Supremo Tribunal Federal. Foram encaminhadas ao STF as investigações referentes as operações Acarajé e Xepa.

Entretanto, o que mais chamou atenção foi a cautela que está tomando hoje o juiz federal Sérgio Moro, depois de uma lista com nomes de vários políticos veio a público, não foi a mesma que tomou “ontem” quando atropelou a própria Constituição Federal no caso da presidente Dilma Rousseff (PT).

O juiz Sérgio Moro afirmou, neste momento, que “é prematura qualquer conclusão quanto à natureza destes pagamentos”. As listas trazem nomes de mais de 200 políticos. Moro afirma que seria preciso aprofundar as apurações para remeter os processos apenas diante de indícios mais concretos, mas que a cautela recomenda submeter desde logo ao STF.

“De todo modo, considerando a apreensão e identificação de tal planilha com Benedicto Barbosa da Silva Júnior [presidente da Construtora Odebrecht], que retratam pagamentos do Grupo Odebrecht a autoridades com foro privilegiado, talvez lícitos, é o caso de remeter este processo”, argumentou o juiz.

O problema é que a acertada cautela de hoje, não foi a mesma de “ontem” e é exatamente por esse motivo que o juiz Sérgio Moro tem sido alvo de algumas ilações, principalmente dos que defendem a presidente Dilma e o ex-presidente Lula.