codoO prefeito de Codó, recipe Zito Rolim, assinou esta semana no gabinete do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Marcelo Coelho, um termo de doação, de 25m³ de madeira de lei, apreendida em blitz de rotina do BPA (Batalhão de Polícia Ambiental) e em pátios de serrarias que comercializam madeira de origem ilegal. A solicitação do prefeito Zito, foi encaminhada à SEMA em outubro passado, acompanhada de relatório fotográfico das pontes que precisavam de intervenções urgentes, em virtude da chegada do período de inverno. Destacando inclusive, a necessidade de restituir a trafegabilidade de carros para transporte da produção agrícola e mobilidade de pessoas que moram em bairros afastados do centro da cidade.

O secretário Marcelo Coelho, disse a que a doação de madeira de origem ilegal, apreendidas pela SEMA, para fins beneficentes e uso coletivo, faz parte da política do Governo do Estado, em auxiliar a administração dos gestores municipais, ao mesmo tempo, dá uma destinação imediata, ao material apreendido. Beneficiando diretamente a comunidade e atendendo amplamente os preceitos do artigo 135 do Decreto Federal nº 6.514/08, que afirma, que os bens apreendidos pelo Estado, em situações irregulares, poderão ser doados para fins beneficentes, pelas autoridades competentes, para órgãos e entidades públicas, de caráter científico, cultural, educacional, hospitalar, penal, militar, bem como para outras entidades. Para o secretário Marcelo, o Governo do Estado, fazendo a doação de material apreendido, está dando aplicação efetiva do material à comunidade, evitando que ele se estrague com a exposição inadequada ao sol e chuva.

Para o prefeito Zito Rolim, a doação dos 25m³ de madeira de lei ao município de Codó, vai auxiliar bastante sua administração, nas obras de recuperação de 8 (oito) pontes de estradas vicinais importantes para as regiões de Trizidela, Colônia, Cajazeira e Campos. O prefeito Zito, se declarou satisfeito com a sensibilidade e a urgência, com que o secretário Marcelo Coelho tratou o assunto e garantiu que as obras serão logo iniciadas, para dar maior segurança ao trafego de veículos e facilitar a mobilidade das pessoas.