zecarlosJá no primeiro dia dos trabalhos legislativos em Brasília, there o deputado federal Zé Carlos esteve na sede da Diretoria Nacional dos Correios e, pills com a Sra. Rosângela Curado, cheap da assessoria da presidência, iniciou as tratativas de vários pleitos, tanto em benefício dos trabalhadores quanto dos usuários dos serviços dos correios no Maranhão. Os assuntos que começaram a ser tratados por Zé Carlos na sede nacional da ECT – Empresa de Correios e Telégrafos foram, todos eles, discutidos na semana passada em São Luís, pelo deputado, a direção do sindicato da categoria e o Diretor Regional Roosevelt Pereira.

O primeiro pleito levado por Zé Carlos à direção nacional da empresa foi a inclusão do Maranhão entre os estados brasileiros que poderão realizar concurso neste ano, principalmente para carteiro e atendente. Essas duas categorias de servidores são, de acordo com a direção do Sindicato da categoria no nosso estado, as que têm mais urgências de preenchimento de novas vagas.

O parlamentar petista também levou à Direção dos Correios a preocupação dos trabalhadores maranhenses da empresa com a questão da segurança em seus ambientes de trabalho e solicitou urgência para a implantação de procedimentos que podem evitar ou ao menos dificultar furtos e assaltos nas agências e bancos postais do estado. Dentre as medidas sugeridas pelo deputado maranhense estão: instalação de portas giratórias nas agências com operação de Banco Postal e a contratação de guardas de segurança, de modo a garantir a preservação do patrimônio da Empresa de Correios e, sobretudo, a integridade física de funcionários e clientes.

Zé Carlos reivindicou, ainda, as providências necessárias, tanto por parte da Direção Nacional quanto pela Superintendência da empresa no Maranhão, para que a Agência dos Correios de São Francisco do Brejão, município da região tocantina, passe a atuar como Banco Postal. De acordo com o parlamentar, a agência de São Francisco do Brejão reúne todas as condições para oferecer os serviços bancários de um Banco Postal, e essa implantação proporcionará à população do município um melhor acesso ao sistema financeiro.

O parlamentar, por fim, tratou da implantação de mais uma agência dos correios (com Banco Postal) na cidade de Imperatriz, objeto de uma Indicação por ele apresentada ao Ministério das comunicações em 2015 (Indicação 1946/2015). Na reunião ocorrida na semana passada em São Luís, o deputado foi informado pelo Diretor Regional que sua solicitação foi acatada pela Direção Nacional dos Correios e a nova agência em Imperatriz já se encontra em estágio de implantação.

Zé Carlos já deixou agendadas, para logo depois da semana do carnaval, reuniões com as Vice-Presidências específicas ligadas a cada tema. Dessas reuniões também deverão participar algumas lideranças políticas locais e representantes do sindicato no Estado.

“Os correios estão, seguramente, entre as instituições brasileiras que nos dão orgulho e na qual o povo pode confiar. Ainda assim, sempre é possível melhorar, e é por isso que estamos levando à Direção Nacional essas solicitações que foram, antes, discutidas com o sindicato dos trabalhadores da empresa e cujas realizações se fazem necessárias, principalmente em benefício dos clientes, que somos todos nós”, disse o deputado.