assembleiaA Assembleia Legislativa do Maranhão inicia os trabalhos de 2016, na manhã desta terça-feira (02). Os deputados estaduais ficarão divididos em quatro ‘blocos’ parlamentares, dois compondo teoricamente a Oposição e dois, também teoricamente, na base do Governo Flávio Dino.

A Oposição, pelo desentendimento pela liderança de um único bloco, ficou dividida em dois ‘blocos’. O PMDB e o PROS – com cinco deputados (Roberto Costa, Andrea Murad, Max Barros, Nina Melo e Sousa Neto) e a bancada do PV – com quatro deputados (Adriano Sarney, Edilázio Júnior, Rigo Telles e Hemetério Weba). Os deputados Andrea Murad e Adriano Sarney devem ser os líderes desses ‘blocos’.

Já o Governo, deverá ser representado por dois blocos. Um dos blocos é composto por dez deputados (Antônio Pereira, César Pires, Stênio Rezende, Cabo Campos, Josimar de Maranhãozinho, Vinícius Louro, Alexandre Almeida, Rogério Cafeteira, Wellington do Curso e Léo Cunha). Sendo que Josimar de Maranhãozinho deve liderar o Bloco União Parlamentar.

O outro bloco governista, o Blocão, será composto por 23 deputados (Carlinhos Florêncio, Graça Paz, Levi Pontes, Edson Araújo, Eduardo Braide, Fábio Macedo, Fábio Braga, Francisca Primo, Fernando Furtado, Humberto Coutinho, Othelino Neto, Paulo Neto, Marco Aurélio, Rafael Leitoa, Raimundo Cutrim, Sérgio Frota, Edivaldo Holanda, Valéria Macedo, Zé Inácio, Ana do Gás, Glalbert Cutrim, Júnior Verde e Ricardo Rios). O líder desse bloco continuará sendo Eduardo Braide.

Entretanto, é absolutamente correto afirmar que nem a Oposição possui nove deputados, como nem o Governo Flávio Dino possui 33 deputados no parlamento maranhense.

Indefinição – Se a questão dos blocos na Assembleia está definida, a mesma coisa não se pode dizer da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018.

Sobre o assunto, apenas a antecipação da eleição para março e a reeleição de Humberto Coutinho para a presidência da Casa estão acertados.

A indefinição está na disputa pelos outros oito cargos da Mesa Diretora. Uns deputados defendem que todos tenham o direito de disputar, já um outro grupo de parlamentares quer que apenas os deputados que não estejam na Mesa Diretora possam disputar as eleições.

A movimentação nos bastidores tem sido intensa. Como a eleição deve acontecer no mês de março, muita coisa ainda pode acontecer, inclusive nada.