codoNa manhã desta quarta-feira (13) a Secretaria Municipal de Saúde de Codó informou sobre o resultado final do exame feito para se descobrir se o caso de microcefalia registrado em Codó teria sido provocado pelo Zica Vírus, malady transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Foram realizados dois testes específicos: um em laboratório de Codó e outro no Estado do Paraná. Com o resultado, seek ficou comprovado que a microcefalia diagnosticada em um bebê do bairro Codó Novo não foi causada pelo Zica Vírus.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Codó, enfermeira Karen Cruz, logo após receber o exame específico de Zica Vírus, no qual o resultado foi negativo para a ocorrência do vírus no bebê, a família foi informada. Entretanto, o bebê continuará sendo acompanhada pela equipe médica responsável e realizará novos exames para saber da origem da microcefalia.

Com o resultado negativo, o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres (foto), já encaminhou a documentação necessária à Secretaria de Saúde do Governo do Estado para que o município seja excluído da lista de cidades do Maranhão com casos de microcefalia sob suspeita de Zica Vírus.

O secretário ainda informou que o trabalho conjunto entre Estado e Município está sendo feito na assistência à família e que o serviço médico irá continuar. Apesar da desconfiança de que a microcefalia do bebê seja de causa genética, as investigações ainda vão continuar, com objetivo de fornecer uma resposta definitiva à família.