transito1A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar alterações no trânsito e nos transportes urbanos da capital, tendo em vista as festividades do réveillon. A Prefeitura montou um esquema especial que terá início nesta quinta-feira (31) e seguirá até a próxima sexta (1º). As ações de disciplinamento do trânsito serão concentradas na orla marítima. É o caso da Avenida Litorânea, um dos locais de concentração do evento comemorativo do ‘Réveillon de Todos’, promovido pelo governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A partir das 7h desta quinta-feira (31), fica interditada a Avenida Litorânea, no trecho compreendido entre o Belvedere (subida de entrada para a avenida, na Ponta do Farol) até a Ponte sobre o Rio Pimenta (cruzamento da Rua das Graças e Rua Vale Rio Pimenta – Parque Atlântico). Com isso, fica proibido o tráfego de veículos na área, bem como o acesso nas transversais para a referida área. Estes veículos também serão proibidos de acessar o trecho até 5h da manhã da próxima sexta-feira (1º). O ingresso de veículos na respectiva área interditada se restringirá aos carros de serviços do evento, devidamente credenciados, veículos da SMTT, limpeza urbana, bem como de viaturas da Polícia militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

No entorno da Praça Maria Aragão, ponto das festividades da “Virada com Jesus”, ficará interditada, a partir de 19h, o trecho da descida da praça (Rua Joaquim Itapary). Com isso, os veículos que vem da área do Hospital Universitário da UFMA – Unidade Presidente Dutra e da Rua Rio Branco, descem pela Rua Coelho Neto, contornando a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), seguindo pelo prédio da antiga RFFSA. O trecho que dá acesso à Praça Maria Aragão, pela Ponte Bandeira Tribuzzi, também ficará interditado. Os veículos descem e seguem pela área do Hospital Dutra. Em todos os trechos de interdição, a SMTT vai disponibilizar agentes a pé, em motos e em viaturas para disciplinamento e orientação de trânsito.

No que se refere ao transporte coletivo, todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transportes deverão operar na passagem do Réveillon 2016. Desse modo, a partir das 20h desta quinta-feira (31) até às 12h desta sexta-feira (1º), circulará toda frota prevista para os horários de pico dos dias úteis. A finalidade da medida é atender os deslocamentos dos usuários aos eventos programados para as festividades de final de ano na capital.

Segundo a SMTT, as linhas que atendem as praias da região da Ponta da Areia, Avenida Litorânea, Olho d’Água e Araçagi, deverão operar com frota superior à programada para os dias úteis, atendendo a necessidade dos deslocamentos dos usuários e, em especial, do evento da Avenida Litorânea, tanto no início quanto no término dos eventos. Para esta mesma finalidade, a frota de apoio nos terminais de integração, nesta quinta-feira (31), deverá ser a mesma prevista para os dias úteis.