policiiasIndiscutivelmente, treat uma das boas medidas do governador Flávio Dino, no seu primeiro ano de Governo, foi a convocação de excedentes do concurso da Polícia Militar feito ainda no Governo Roseana Sarney.

O Governo Flávio Dino, através de release, confirmou que a partir de janeiro de 2016, o Maranhão terá 1.500 novos policiais militares e civis nas ruas para proteção do cidadão e combate ao crime.

O aumento do número de policiais significa que aumenta também a responsabilidade do Governo Flávio Dino, pois apesar do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, dizer publicamente que não gosta de comparações, durante todo o ano de 2015 o Governo Flávio Dino fez comparações com o ano de 2014 nos crimes cometidos pelo Maranhão.

Entretanto, de maneira astuta, só divulgava os resultados que lhe eram favoráveis e jamais ousou comparar a prática de três crimes que cresceram assustadoramente neste ano – assaltos a ônibus, assaltos e explosões a bancos/caixas eletrônicos e latrocínios.

O problema, para o Governo Flávio Dino, é que com o reforço de 1.500 policiais nas ruas, esses crimes terão a obrigação de diminuir, afinal eles terão mais condições que seus antecessores de diminuir e combater a criminalidade. Caso contrário, ou seja, se isso não acontecer, ficará comprovado que não era apenas o pequeno efetivo de policiais o único responsável pelo aumento ‘abusivo’ desses três tipos de crimes.

Sendo assim, com mais 1.500 policiais nas ruas em 2016, a resposta a ser dada a população ficará a cargo do governador Flávio Dino e principalmente do comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves, e do secretário Jefferson Portela.

É aguardar e conferir.