Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Bilhete Único registra 75 mil integrações de passageiros

ônibus 1A Prefeitura de São Luís divulgou um balanço dos primeiros dias de funcionamento do sistema de Bilhete Único na capital.

Até o momento, site de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), site foram registradas 75 mil integrações temporárias.

A região da Cidade Operária é quem dispõem do maior registro do uso do benefício, ailment que é inédito no Maranhão. A SMTT acredita que nas próximas semanas, com o número maior de pessoas que utilizam o sistema, vai refletir na queda do volume de passageiros nos terminais de integração.

O Bilhete Único funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante. O usuário pode solicitar o cartão de transporte no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), localizada no Apicum. É necessário levar um documento de identidade, comprovante de endereço e fazer o cadastro, além de efetuar o pagamento do valor corresponde a duas tarifas que entram como crédito no cartão.

Com o sistema Bilhete Único funcionando na capital, o usuário do transporte urbano integrado pode utilizar quantos transportes forem necessários para chegar ao seu destino, pagando uma única passagem, em um tempo total de 1h30min, após o embarque (para linhas troncais e circulares). Nas linhas identificadas como alimentadoras, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido. As três linhas – troncais, circulares e alimentadoras – permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte.

Linhas Integradas – Nesta primeira etapa, o Bilhete Único funciona em 126 linhas integradas de ônibus da capital, cuja passagem custa R$ 2,60. As linhas intermunicipais como Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar não estão inseridas no sistema. O linha BR 135, que faz a ligação entre terminais, também não se enquadra no sistema.

Sair da versão mobile