VALERIAMACEDOO Blog recebeu a grave denúncia que a implantação da Delegacia de Promotoria à Criança e ao Adolescente na cidade de Imperatriz, drugs realizada no dia 16 de novembro foi apenas para ‘inglês ver’.

No dia 21 de setembro, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Imperatriz expediu recomendação em que solicitava do Governo do Maranhão a criação e implementação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no prazo de trinta dias para a tomada de providências sob pena da adoção das medidas legais cabíveis pelo MP.

Acontece que no dia 16 de novembro, foi anunciada, no auditório do Plantão Central, a instalação da DPCA de Imperatriz. Inclusive a deputada Valéria Macedo (PDT) chegou a celebrar a falsa inauguração e afirmou que seria autora da demanda.

“Senhores deputados, venho à tribuna hoje dar uma grande notícia, hoje, em Imperatriz, o secretário Jefferson Portela está entregando à comunidade de Imperatriz e a toda a região a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. É uma Indicação que fizemos a esta Casa”, afirmou Valéria Macedo (foto). Clique aqui para ler e ver o discurso na íntegra da parlamentar.

No entanto, na prática a única mudança foi o anúncio da delegada Ticiana, antes responsável pela Delegacia da Mulher para a ‘nova’ delegacia. Só que tal transferência, infelizmente, foi apenas formal, uma vez que não existe nenhuma DPCA em Imperatriz, o que impede que haja, por conseguinte, serviços prestados pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente.

O curioso é que no dia da tal ‘inauguração’ nenhuma autoridade relacionada à proteção das crianças e adolescentes foi convidada para o evento.

Frisa-se ainda que durante a inauguração falou-se que uma sala seria disponibilizada, até que se alugasse um local adequado para funcionamento da DPCA. Até o presente momento, no entanto, nenhuma sala/viatura e tampouco agentes/escrivães foram disponibilizados.

Atualmente, o atendimento está sendo feito em outras delegacias por não existir sede/estrutura adequada. As crianças, assim, são encaminhadas aos CREA’s (único órgão que disponibiliza assistência psicológica).

Segundo dados do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREA), em 2014 foram registrados aproximadamente 500 casos de todo tipo de violência contra menores e adolescentes, desde a exploração, abuso sexual, violência psicológica, maus tratos, negligência até o abandono.

Mas nem isso foi o suficiente para comover o Governo Flávio Dino, afinal a instalação da DPCA de Imperatriz foi apenas para ‘inglês ver’.

Com a palavra o Governo Flávio Dino e a deputada Valéria Macedo, isso é, se não optarem pelo silêncio sepulcral.