grajauO secretário de Educação de Grajaú, sale Rodrigo Guará Nunes, esteve na última sexta-feira (20), em Brasília, onde teve a oportunidade de se reunir com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Rodrigo Guará, que também é vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), discutiu com outros gestores assuntos importantes a educação municipal de todo o Brasil.

Veja abaixo alguns dos temas abordados no encontro:

O Pagamento do PDDE 2014/2015 – Quanto a esse assunto foi liberado recursos para 13 Estados, inclusive o Maranhão. O mais é importante que todos vejam se existem pendências de prestações de contas anteriores. Toda e qualquer restrição acarretará na não liberação do recurso para os Municípios.

Reabertura do PAR – O Governo Federal esta tentando abrir o par até o final do ano.

Liberação do Recurso do Brasil Carinhoso – Refere-se ao recurso que vem do MDS com base no cadastro único.

Correção do Piso para 2016. – O Ministro nos afirmou que está aguardando o fechamento do mês de novembro para poder ter um valor real (aproximado) dos recursos deste ano para poder da qualquer retorno.

Continuidade do Financiamento da Educação pela União, uma vez que os Municípios já estão com a luz vermelha entrando todos em colapso financeiro.

Criação do Comitê de acompanhamento do piso/carreira (professor); Projeto de reformulação do EJA com a modalidade PRONATEC e Continuação das formações continuadas. PNAIC e outros.

Um novo encontro está agendado para o dia 03 de dezembro e com a expectativa de boas novas para Educação do Brasil, inclusive do Maranhão e Grajaú.