zecarlosO deputado federal Zé Carlos (PT) encaminhou Ofício ao coordenador da Bancada do Maranhão, generic deputado Pedro Fernandes, nurse com sugestões de seis temas para serem tratados pelos deputados federais e senadores maranhenses nas próximas reuniões da Bancada.

No ofício, cujas cópias foram também encaminhadas para todos os membros da Bancada e para o Secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Zé Carlos justifica os motivos para a apresentação de cada tema e pede que a Bancada, inicialmente, reúna com representantes do Governo do Maranhão  – para melhor conhecimento sobre os problemas apontados e sobre as ações necessárias para a solução dos problemas – e, de posse dessas informações, reivindique formalmente, do Governo Federal, os recursos financeiros e a execução de Programas e Ações que auxiliem o governo local na luta para que os problemas apontados em cada tema sejam resolvidos.

São os seguintes os temas sugeridos por Zé Carlos aos demais membros da Bancada:

1. Recuperação e revitalização dos principais rios que cortam algumas das mais importantes cidades do maranhão. Neste tema, o deputado apresenta longa narrativa sobre o estado crítico de poluição de alguns rios do nosso Estado, como os rios Anil e Bacanga (em São Luís), e os rios Grajaú e Itapecuru.

2. O alto índice de mortalidade infantil no Maranhão. Na justificativa desse tema, Zé Carlos lembra aos seus pares que, de acordo com os dados divulgados em dezembro de 2014 pelo IBGE, o Maranhão fica em último lugar no país, nos quesitos mortalidade infantil (até um ano de idade) e mortalidade na infância (um aos cinco anos), com uma taxa de 24,7 bebês a cada mil nascidos vivos em 2013.

3. O alto número de casos de hanseníase no Estado;

4. A falta de médicos peritos em vários municípios do Maranhão. De acordo com a justificativa de Zé Carlos para esse tema, a falta dos serviços de perícia médica nas cidades do interior do Maranhão faz com que milhares de cidadãos maranhenses aguardem sem uma perspectiva de atendimento, – e como se cidadãos de segunda classe fossem – por emissões de pareceres quanto à capacidade laboral, inspeções de ambientes de trabalho ou caracterização de invalidez e incapacidade para fins previdenciários.

5. A falta de infraestrutura de ensino nas escolas do Estado. Na justificativa para esse tema, o deputado petista cita uma pesquisa publicada em janeiro de 2014 – realizada por pesquisadores das Universidades UnB e UFSC – que revela ser o Maranhão o Estado com a mais precária infraestrutura escolar do país.

6. Os graves problemas vividos pelas etnias indígenas “Krenyê”, “Gamela”, “Gavião” e “Kreepum Catiji”, do Maranhão.

“As reivindicações, quando feitas individualmente, têm menos chances de serem atendidas, pois o governo sempre irá alegar que há pouco recurso para atender todo o país. Acredito, porém, que se levarmos essas demandas ao governo federal como uma reivindicação de todos os deputados e senadores do Maranhão, temos bem mais chances de sermos ouvidos e atendidos”, diz Zé Carlos.