todosMoradores da Liberdade e de outros 12 bairros adjacentes receberam neste sábado (11) serviços nas áreas de saúde, stuff qualificação, esporte e lazer, turismo, cultura e infraestrutura, levados ao bairro pela Prefeitura de São Luís em mais uma edição do “Todos por São Luís”. Durante o mutirão, que foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo e pela primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, equipes das secretarias municipais e entidades parceiras ofertaram à comunidade uma série de ações, facilitando e levando para mais perto da população os serviços da Prefeitura em todas as áreas.

Na ocasião, o prefeito Edivaldo dialogou com a comunidade e acompanhou de perto a prestação dos serviços. “O grande sucesso do programa se dá porque ele é construído a partir de reuniões com a comunidade. É ela que diz quais ações devem vir para o bairro. Estamos aqui conversando com a população e ouvindo as demandas da região. Durante toda a semana, a Prefeitura se fez presente no bairro contemplado com o programa, já com as primeiras ações. Temos aqui um grande envolvimento da comunidade, todos participando desta ação”, destacou Edivaldo, que ainda adiantou que no próximo sábado (18) o “Todos por São Luís” acontecerá no bairro Vicente Fialho.

O programa, idealizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), tem como parceiros o governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA). Ele já percorreu oito bairros da capital, ampliando o acesso do cidadão a serviços básicos e aperfeiçoando os canais de diálogo e interlocução com a população, na perspectiva de fortalecimento da cidadania local. Por determinação do prefeito, a ação, que inicialmente acontecia uma vez por mês, passou a ser realizada todos os sábados.

Ao longo da semana os moradores participaram de oficinas de informática básica, artesanato – confecção de bolsas com materiais reciclados -, bombons regionais, panificação, sorvete, sucos alternativos, entre outras. O objetivo do programa é também gerar renda e emprego para a comunidade local com a oferta de capacitação em diferentes áreas e para diferentes públicos.

“Temos registrado a cada edição um número maior de pessoas. Esse bom resultado se dá exatamente porque as ações que levamos para o bairro são aquelas escolhidas pela comunidade. Estivemos durante a semana inteira aqui na Liberdade com oficinas, cursos, palestras, rodas de conversas e hoje é a culminância do evento com essa grande ação social”, destacou a primeira-dama, Camila Holanda.

Qualificação – O resultado das oficinas ofertadas à comunidade já pôde ser visto neste sábado, quando várias mulheres e jovens que participaram da oficina de sorvete levaram para a praça do Viva da Liberdade sorvetes produzidos por eles. “Já estou aumentando a renda a partir da venda dos sorvetes que aprendi a fazer. A oficina foi muito boa e ajudou muitas pessoas daqui”, disse Fátima Costa, feliz com o novo negócio. Alberto Pinheiro, que também participou do curso, disse que o dinheiro que conseguir com a venda será usado para ajudar no trabalho do grupo de jovens da Catequese Coração de Jesus, do bairro do Diamante.

No local, artesãs também aproveitaram para expor e vender seus produtos, assim como produtores rurais que levaram para o local verduras e legumes. Na UEB. Mario Andreazza foram realizados os atendimentos na área de saúde. O serviço foi um dos mais procurados. Nesta área, a Prefeitura levou para o bairro consultas com clínicos geral, ginecologista, pediatra, dermatologista, cardiologista, urologista e dentista. Ainda nesta área, foram realizadas aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo e teste rápido de HIV, entre outros serviços.

Além de atendimento em saúde, os moradores também receberam serviços de estética e oficinas de capacitação; atendimentos jurídico e do Cras/Creas, nos quais os moradores obtiveram informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. Também foi disponibilizada à população emissão de carteira de trabalho e do SUS.

O mutirão realizou ainda diversas atividades culturais, de esporte e lazer, como torneios de futebol, futsal, programa “Brincando nos Bairros”, emissão de documentos, inscrições para casamento comunitário, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), parceira da Prefeitura na ação.