sousanetoOs deputados estaduais Sousa Neto (PTN) e Adriano Sarney (PV) repudiaram a forma arbitrária e principalmente, pilule antidemocrática, com que estão sendo tratados os indígenas que estão em protesto desde a semana passada buscando melhorias para as suas tribos.

O deputado Sousa Neto chegou a afirmar, durante seu discurso, que oi secretário de Articulação Política do Governo Flávio Dino, Márcio Jerry, teria oferecido propina a um dos líderes indígenas para suspender a manifestação.

“Tenho provas. O Márcio Jerry ofereceu propina ao líder indígena, que recusou porque suas reivindicações são de todas as tribos e que ele não poderia receber sozinho, quando isso não seria justo e que precisaria conversar com todos os líderes”, disse Sousa Neto, numa grave acusação.

O parlamentar ainda cobrou explicações do desaparecimento de um índio, Messias Providência Guajajara, que estava no movimento em frente ao Palácio dos Leões, mas desapareceu na semana passada.

O deputado Adriano Sarney sugeriu acionar a Polícia Federal para apurar o desaparecimento do índio e as supostas ameaças feitas por secretários do Governo Flávio Dino.

“Precisamos acionar a polícia estadual e a Polícia Federal, uma vez que o caso indígena é de esfera federal. Vamos entrar com um pedido junto a Polícia Federal para saber o paradeiro deste índio que está sumido. O líder do movimento disse que foi até o Palácio dos Leões e sofreu ameaças do secretário Marcio Jerry e do secretário Jefferson Portela. Vamos pedir para a Polícia Federal também apurar essas ameaças”, disse.

adrianonovaAssembleia – Os dois deputados, ‘cortando a própria carne’, também lamentaram o fato de que a Assembleia teria solicitado o reforço policial e barrado a entrada de novos índios na Casa.

“Aqui sempre liberaram a entrada para outros manifestantes, como professores, policiais (classe que defendo) e bombeiro, agora estão barrando os índios, mesmo os que estão usando calça, seguindo o regimento da Casa. Pelo visto no Maranhão a democracia é ver os índios acorrentados”, disse Sousa Neto.

“Os índios estão pacificamente, não quebraram nada, não são bandidos, eles estão apenas reivindicando seus direitos. Aqui na Assembleia tem várias viaturas policiais, que foram deslocadas de locais onde realmente precisam para cá, acho isso desnecessário, essa é a Casa do povo e precisamos dialogar com todos os segmentos”, afirmou Adriano.

Os índios seguem acorrentados na Assembleia e alguns vigiados pela polícia na porta do Palácio dos Leões, aguardando uma negociação com o Governo Flávio Dino, que informou que só volta a negociar após os índios desocuparem o prédio da Assembleia.

Ou seja, até as desculpas para negociar com os manifestantes são as mesmas utilizadas em governos anteriores, mas ainda querem que se acredite em Governo da Mudança.