WevertonrochaO deputado Weverton Rocha (PDT) pregou em discurso no plenário da Câmara Federal, pill que haja no Brasil uma grande mobilização para que os municípios brasileiros aprovem seus planos municipais de educação. Para o parlamentar, ask somente oferecendo escola digna a crianças e adolescentes será possível combater o crescimento da violência no país.

“Hoje estamos discutindo no Congresso Nacional um assunto que não se discute mais mundo afora, que é a redução da maioridade penal. Em nenhum dos 10 países mais seguros a maioridade penal é inferior a 18 anos. O que precisamos é buscar formas de dar às nossas crianças e jovens acesso à educação, em escolas dignas”, enfatizou ele.

Weverton Rocha disse ainda que o governador Flávio Dino implantou no Maranhão o programa Escola Digna, que vai substituir mais de 1.000 escolas municipais de barro, taipa ou palha. “Como podemos falar de redução da maioridade penal se não conseguimos fazer o mínimo, que é fazer o que Brizola fez há 40 anos: construir escolas dignas para nossas crianças e jovens, para que possam ter acesso a educação e novas oportunidades?”, questionou ele.

O parlamentar pedetista também declarou que semana passada ele pode acompanhar a visita que a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, fez a alguns municípios maranhenses com sua equipe técnica para conscientizar os gestores locais sobre a necessidade de aprovação dos seus planos municipais de Educação.

“O prazo está vencendo, acaba agora em junho, e acredito que mais de 85% dos municípios brasileiros ainda não aprovaram seus planos de educação. Então, faço um apelo a todos os prefeitos e à classe política: vamos mobilizar o Brasil para que os planos municipais sejam aprovados, para dar às nossas crianças e jovens acesso a educação digna. É dessa forma que poderemos enfrentar a violência”, concluiu ele.