divineia

Moradores dos bairros da Divineia e de mais 14 bairros do entorno acordaram mais cedo neste sábado (16) para aproveitar a gama de serviços e lazer ofertados pela Prefeitura de São Luís durante a 3º edição do programa “Todos por São Luís”, ailment que tem percorrido bairros da capital com o objetivo de aproximar as ações da Prefeitura da comunidade. A programação contou com a presença do prefeito Edivaldo, illness que visitou os stands e participou de atividades especiais.

Durante todo o dia, pilule foram ofertados à comunidade cursos de capacitação, ações educação, com jogos educativos e pintura facial, esporte e lazer, cultura e saúde, com consultas médicas de clínico geral, pediatria, cardiologia, ginecologia, odontológica, oftalmologia, dermatologia, entre outras.

Pela manhã, o prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Braga, madrinha do programa, acompanharam toda a programação. “Mais uma edição que realizamos com grande participação popular, levando serviços essenciais a essa região que abrange muitos bairros que necessitam do apoio do poder público. As ações do Todos por São Luís”também são uma forma de estreitarmos os canais de diálogo entre a Prefeitura e as comunidades contempladas, de ouvirmos os anseios da população e de estarmos cada vez mais presente na vida da população”, disse Edivaldo.

Todos por São Luís é promovido nas comunidades com o objetivo de aprimorar os canais de diálogo e interlocução com a população, na perspectiva de fortalecimento da cidadania local. Os serviços envolvem todas as secretarias municipais e têm apoio do governo do Estado, do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Auto Escola Pinheiro. A ação já foi levada para o Centro Histórico e para a Vila Nova República e a próxima edição será na zona rural da capital, contemplando outros bairros ainda não atendidos pelo mutirão.

DIVINEIA1
A primeira-dama Camila Braga, que é coordenadora geral do evento, informou que a cada edição a Prefeitura tem buscado novos parceiros visando ampliar cada vez mais a oferta de serviços. A ideia é proporcionarmos à comunidade um atendimento integral nas áreas ofertadas. “Para isso, realizamos sempre reuniões prévias nos bairros, com o objetivo de ouvirmos suas demandas e adaptarmos a programação do mutirão conforme suas principais necessidades”, disse a primeira-dama.

A exemplo das outras edições, as ações de saúde foram as mais procuradas pelos moradores da região da Divineia. Além das consultas, testes e aferição de pressão quem esteve no Centro de Saúde Maria Margarida Caiani, na Divineia, onde as ações de saúde foram realizadas, também contou com aplicação de flúor, imunização, farmácia básica, laboratório de Dengue e receberam preservativos e materiais educativos.

As crianças também tiveram programação específica. Na U.E.B Ronald Carvalho, foi montado salão de beleza infantil, ofertando corte de cabelo e manicure para este público que também pôde participar de atividade sobre os benefícios da alimentação saudável, promovida pelo grupo Nutri Amigos, teatro de fantoche desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). A Semsa também foi responsável pela oferta de cursos a comunidade entre eles cursos de Oficina de Sucos, de Bombons Regionais.

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) realizou diversas ações de plantio, poda, supressão, e diagnóstico das áreas verdes e praças localizadas no bairro. No stand institucional, o Impur e a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) desenvolveram atividades de oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos na fabricação de floreiras a partir de garrafas pet e garrafas de vidros decoradas.

Apresentações circenses e de cinema, Banda da Guarda Municipal e bumba-meu-boi Encanto do Olho D´água integraram a programação cultural e de lazer, que contou ainda ações do programa Brincando nos Bairros e aulão de ginástica.