transaparenciaNo tal Governo da Mudança tão propagado pelo governador Flávio Dino e seus asseclas, recipe duas características prometidas no pacote de mudança – transparência e democracia – tem sido algo raro.

No quesito transparência, ampoule se já não bastasse diversos escândalos em tão pouco tempo, a Controladoria Geral da União (CGU), em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, lançou na manhã desta sexta-feira (15), índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros, a Escala Brasil Transparente (EBT).

Na avaliação das informações do Governo do Maranhão, a CGU deu nota de 2,2 em uma escala de 0 a 10 para regulamentação da Lei de Acesso a Informação (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%) do Maranhão.

A nota do Governo do Maranhão – resultado da avaliação do índice de transparência do Poder Executivo estadual e não sofre influência do resultado dos municípios – foi 2,22. O Maranhão tem a penúltima posição em transparência entre os estados da região Nordeste e é o 25º no ranking nacional.

Antes que se aponte que a baixa avaliação do Governo do Maranhão no cumprimento das regras de transparência pública foi por conta do governo passado, o site da CGU aponta que a avaliação foi feita entre os dias 31/03/2015 a 23/04/2015, ou seja, já na gestão do governador Flávio Dino (PCdoB). Clique aqui e leia mais na matéria do jornalista Diego Emir.

democraciaDemocracia – Apesar de se dizer um democrático, O Governo Flávio Dino tem sido marcado por perseguições a jornalistas, políticos e a todos que não leem em sua cartilha, inclusive policiais.

O Blog recebeu a informação que o Governo democrático de Flávio Dino, determinou que seja apurado uma eventual critica do 3º Sargento Ebnilson Costa Carvalho, titular do Blog do Ebnilson, sobre o reajuste do Governo do Maranhão aos militares.

A postagem, que agora será ‘investigada’ no Governo democrático de Flávio Dino, tinha como título “Governo privilegia os delegados com um reajuste de mais de 70% e os coronéis com apenas 5%”.

Pelo visto no Governo da Mudança entregue aos maranhenses, a transparência e a democracia ficaram pelo meio do caminho.