Clique para ampliar a figura

Clique para ampliar a figura

Desde a sexta-feira (08), diagnosis os enfermeiros do Maranhão têm disparado inúmeras mensagens em grupos de WhatsApp, convocando a categoria para um evento de mobilização na próxima terça-feira (12).

Os enfermeiros do Maranhão garantem que a manifestação é contra a falta de respeito com a categoria. “A nossa luta é em prol de um piso salarial justo, carga horária e outros benefícios e de um sindicato que realmente nos represente e que não nos boicote”, asseguram.

O protesto também será contra uma convenção de trabalho assinada entre o sindicato da categoria e os donos de hospitais – com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) estabelecendo piso salarial de R$ 1.700,00 e jornada de trabalho de 12h por 36h de descanso.

Os trabalhadores da área reclamam que a assembleia em que o sindicado decidiu aceitar a proposta dos patrões não teve divulgação adequada.

“Em uma única reunião foi decidido e assinada tal convenção que não beneficia em nada a categoria”, diz um manifesto espalhado pelos enfermeiros via redes sociais.

Além da manifestação, um grupo de trabalhadores abriu processo no Ministério Público para apurar as circunstâncias em que foi firmado o acordo, que deve entrar em vigor no dia 1º de junho.

Com o lema “Sem enfermagem, não existe saúde”, a mobilização será às 14h, do dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro, com concentração em frente ao COREN.