cesarpiresetembroO deputado estadual voltou a, site acertadamente, “chutar o pau da barraca” com relação às inúmeras e porcas obras do Governo Federal no Maranhão.

Em discurso praticamente perfeito, César Pires (DEM) elencou algumas das obras do Governo Federal no Maranhão que não chegaram ao fim ou sequer saíram do papel, e tudo sendo visto pela classe política como algo normal e corriqueiro.

Pires iniciou mais uma vez questionando a paralisação da duplicação da BR-135, mas lembrou a promessa feita pelo ex-presidente Lula e pela atual presidente Dilma da construção da Refinaria Premium de Bacabeira, da interminável obra de reforma do aeroporto de São Luís, entre outras.

O parlamentar, apesar de reconhecer que a Bancada Federal tem buscado reunir com dirigentes do Governo Federal, entende que a classe política do Maranhão precisa reagir mais fortemente e sugeriu uma Moção de Repúdio a presidente Dilma Rousseff.

“Parte desse fracasso, a leniência, se deve ao silêncio de muitos políticos do nosso Estado, e preciso que a gente se manifeste com uma Moção de Repúdio ao Governo Federal e à presidenta Dilma. O que sinto aqui é um silêncio franciscano, dos monges franciscanos. Nada, apenas orações e silêncio. Os gritos desta Casa nós não escutamos. Não sei com medo de quê. É algo que ultrapassa os limites das nossas fronteiras partidárias, das nossas fronteiras de cores políticas, mas na verdade o interesse é coletivo, de todos nós. Discursos isolados sem dar sequência não resolve. Qual é a nota do Governo do Estado em relação a isso? Qual é a nota da Assembleia em relação? Qual é a nota da Famem em relação a isso? Qual a nota da nossa Bancada Federal? Os outros estados se mobilizaram nesse sentido e assim precisamos agir”, desabafou.

Vale lembrar que César Pires, mesmo sendo Líder do Governo Roseana, já fez em 2013 um discurso bem parecido e cobrando uma ação mais enérgica da classe política, inclusive da ex-governadora, sobre as obras do Governo Federal no Maranhão.

Naquela oportunidade, as críticas de César Pires não foram bem compreendidas pelo fato de ser Líder do então Governo Roseana, aliado do Governo Dilma, mas o passar dos anos se encarregou de demonstrar que Pires estava correto, pois o silêncio e a eterna compreensão da nossa classe política apenas piorou a situação que já era ruim.

Resta saber se a classe política do Maranhão terá coragem de reagir ao desrespeito do Governo Federal para com os maranhenses, ou permanecerá aceitando tudo passivamente.