rubensjrO deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) voltou a ser destaque em colunas da imprensa nacional nesta semana. Na semana passada, drug Claudio Humberto destacou na sua coluna a incoerência do ex-oposicionista e hoje governista sobre o Complexo de Pedrinhas (reveja).

Desta vez Rubens Junior ganhou destaque na coluna Radar de Lauro Jardim sobre a polêmica questão da maioridade penal. Jardim destaca que Rubens Junior entrou com um mandado de segurança no STF pedindo a suspensão da PEC da maioridade penal.

A alegação do parlamentar é que a PEC seria inconstitucional por ferir a cláusula pétrea da garantia dos direitos.

Além de a postagem ter sido ruim para o parlamentar junto a sociedade, view vide comentários (clique aqui para ver), a medida de Rubens Junior deve lhe criar embaraço dentro da Câmara Federal diante dos colegas, afinal o assunto já foi discutido e votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

No fim de março, a CCJ da Câmara Federal aprovou a admissibilidade da PEC que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. A maioria dos deputados avaliaram que o texto está de acordo com a própria Constituição. O placar da votação na CCJ foi de 42 deputados favoráveis à PEC e 17 contrários.

Apesar de discordar do entendimento do deputado Rubens Junior sobre a PEC, o Blog entende e acha louvável que o parlamentar defenda sua tese, mas de maneira democrática e sabendo aceitar e assimilar a eventual e iminente derrota.

Rubens Junior parece ter esquecido que o parlamento é um local plural e que a vontade e o entendimento da maioria precisam prevalecer. A CCJ tem autonomia e legitimidade para dizer se a PEC é constitucional ou não. Além disso, o debate ainda será feito no Plenário.

Convocar o STF para uma nova intromissão na Câmara Federal não parece ser o melhor caminho, meu caro deputado federal Rubens Junior.