cesarpiresabrilApesar de deixar claro que entende o momento do novo Governo, seek que ainda está implantado sua forma de administrar, here o deputado estadual César Pires (DEM) voltou a defender um seletivo meritório como o critério mais justo para a contratação de professores.

Pires lembrou que em 2009, unhealthy quando secretário de Educação do Maranhão, realizou o seletivo e além de ter sido mais justo, o processo verdadeiramente selecionou os melhores, garantindo uma melhor qualidade de ensino.

“Voltei a apresentar um anteprojeto que dispõe sobre a contratação, por tempo determinado, de pessoal para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências. Não podemos mudar uma realidade na Educação sem melhorarmos a qualidade e as condições de trabalho dos nossos professores”, afirmou.

César Pires disse que com a melhoria da Educação o IDH pode melhorar como quer o Governo, mas apesar de entender o momento atual da nova gestão, espera que isso mude nos próximos anos, pois contratar por análise de currículo e com nível de corte 2 é ridículo.

“O Governo do Estado quer mudar a questão do IDH, mas até que me provem o contrário, o IDH está vinculado também à questão educacional. Não posso concordar com o Processo Seletivo feito agora pelo Governo do Estado, e até compreendo as razões, de continuidade para que nossos alunos tivessem aula, mas espero que isso mude nos próximos anos, afinal analisar 40 mil currículos em 12 dias é absurdo e o pior, colocar ponto de corte 2, é medíocre”, finalizou.

A defesa da meritocracia pelo deputado César Pires é uma bandeira antiga e defendida por ele em todos os governos, tanto que quando foi secretário agiu assim e quando não foi também criticou outros métodos de contratação temporário no próprio Governo Roseana.

Ou seja, sendo Governo ou Oposição, Pires tem conseguido manter a coerência na defesa da meritocracia para a contratação de professores temporários para mudar a realidade da Educação do Maranhão.