cadeiras

O prefeito Edivaldo, physician acompanhado da secretária municipal de Saúde, order Helena Duailibe, realizou na manhã desta sexta-feira (17) a entrega de 250 cadeiras de rodas a pacientes do Programa de Órtese e Prótese. Desse total, 40 cadeiras são especiais para banho. A ação contempla pacientes e seus familiares, que há anos esperam pelo beneficio. A entrega representa um dos avanços conquistados pela gestão municipal na área da saúde e do atendimento humanizado.

A conquista foi comemorada pelo prefeito Edivaldo. “É muito gratificante vermos a alegria das famílias ao receber esses equipamentos, que vão alterar a rotina dessas pessoas, ajudando no deslocamento e nas atividades que poderão desempenhar melhor agora”, sinalizou o prefeito.

O prefeito listou ainda outros investimentos realizados na área da Saúde. “Esse é mais um avanço entre tantos outros que já conquistamos durante a gestão, como a reforma das unidades de saúde e do Hospital da Criança. Estamos também construindo a primeira maternidade municipal, que beneficiará toda a cidade”, afirmou Edivaldo.

A cadeira de rodas para Luzia Alves, 68 anos, representa a oportunidade de sair de casa e vivenciar novas experiências de vida. “Me sinto muito feliz porque agora que eu tenho uma cadeira e posso passear, ir à igreja, fazer as atividades que antes eu não podia fazer, pois vivia em casa sem poder me locomover”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou a importância dessa entrega a pacientes que desde 2011 esperavam por cadeiras de rodas. “Quando a gestão começou, percebemos que havia uma demanda reprimida muito grande na área de órteses, próteses e materiais auxiliares. Por isso, providenciamos a aquisição dos equipamentos. Esta é apenas a primeira parte de um total de 1050 cadeiras, que estamos aguardando”, afirmou a titular da pasta.

O Programa de Órtese e Prótese, coordenado pela Semus, tem ampliado os serviços destinados a pessoas com deficiência. Em 2014, começou a funcionar o serviço de fisiatria; além disso, a reabilitação auditiva passou a incluir o sistema de frequência modulada, com a entrega de até 15 aparelhos por mês, a pessoas com deficiência auditiva.