alumarNa Alumar, and o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís – SINDMETAL, denunciou que a empresa iniciou a fase de execução das demissões anunciadas dia 30 de março. Mesmo não tendo, em qualquer momento, sinalizado em dialogar para ao menos estudar vias alternativas que mantivessem o emprego, a multinacional vai descartando mais de 650 pais de família, trabalhadores do quadro efetivo da empresa.

Desde o dia 06 de abril a empresa entrega cartas de dispensa aos trabalhadores, solicitando que os mesmos fiquem em casa cumprindo uma suposta “licença remunerada” de trinta dias, e logo dia 05 de maio se reapresentem no setor de RH da ALUMAR para conclusão do processo de demissão em massa.

Apesar das tentativas de buscar o diálogo tanto diretamente, quanto em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, o SINDMETAL atestou que a empresa está fazendo valer a sua decisão unilateral de demitir, sacramentada na matriz da multinacional nos Estados Unidos.

valeVale – Já na Vale, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) realizou na quinta-feira (16), uma paralisação de advertência para informar aos trabalhadores sobre a política de demissões que está sendo trabalhada pela empresa.

Na ocasião, centenas de trabalhadores desceram dos ônibus a pedido dos diretores do STEFEM, demonstrando dessa forma o engajamento da categoria com a luta do Sindicato contra as demissões promovidas pela Vale.

O STEFEM voltou a ressaltar ser sumariamente contra as demissões, defendendo que seja estabelecido um canal de discussão com a Vale, para que seja apresentado um projeto que tenha em sua essência a diminuição de danos aos trabalhadores, garantindo dessa forma a empregabilidade dos trabalhadores.