540

Às comemorações pelos 119 de emancipação política do município de Codó tiveram inicio às seis horas da manhã do dia 16 de abril, buy com a tradicional salva de fogos anunciando mais um aniversário.

Pela manhã foi realizado o culto ecumênico, o hasteamento dos pavilhões da cidade, do estado e do Brasil, as apresentações da Escola Adventista e de uma Orquestra Mirim, a passagem da Guarda Municipal e do Tiro de Guerra, e o corte do bolo junto com a população.
546
Dentre as autoridades, ao lado do prefeito Zito Rolim e da primeira dama, estavam presentes o deputado estadual Glalbert Cutrin, o prefeito de São José de Ribamar e Presidente da Famem, Gil Cutrin, além de líderes religiosos, políticos, secretários de governo e representantes da sociedade civil organizada.

O deputado estadual Galbert Cutrin agradeceu o acolhimento do povo codoense e sua expressiva votação no município. O deputado ratificou que irá honrar seu compromisso em trabalhar pelo povo, sobretudo, o que ajudou a lhe colocar na Assembleia Legislativa. Codó foi o município onde Glaubert teve a maior votação, com 10 mil votos.

601

“Sempre fui tratado com todo carinho pela população de Codó. A forma quer eu tenho para retribuir tanto carinho é com muito trabalho. Trabalharei incansavelmente os quase 12 mil votos que tive neste município. Tenho certeza que foi Deus quem me colocou no caminho de Codó e esse povo que me abraçou com tanto carinho. Um povo que faz uma cidade cada vez melhor. Obrigado e parabéns Codó”, agradeceu.

Gil Cutrim também fez questão de parabenizar a gestão Zito Rolim em Codó. “A melhor forma de se comemorar um aniversário é presenteando o povo com novos equipamentos públicos. O prefeito Zito e toda a sua equipe estão de parabéns”, afirmou.

620

O prefeito Zito Rolim agradeceu a presença de todas as autoridades e a população codoense pela presença na grande festa. “Mais um aniversário de nossa querida cidade e sinto muito prazer nessa ocasião. Conseguir celebrar com todos vocês na nossa gestão, e comemorar mais um ano de existência, e com muitas inaugurações que serão muito importantes para o desenvolvimento de nosso município. Deus me deu essa oportunidade de comemorar mais uma data de aniversário e dizendo que Codó, a cada dia, está ficando melhor. Quero cumprimentar todas as autoridades que vieram prestigiar essa grande festa. É nosso desejo ver essa cidade crescer mais, solucionar os problemas que ainda existem e ver nossa cidade florescer. Parabéns a todos”, disse o prefeito.

Obras – Após o pronunciamento foram inauguradas importantes obras para o município, como a Praça CEUS – Centro de Artes e Esportes Unificados, complexo moderno localizado na COHAB, Bairro São Francisco. Centro de Artes e Esportes Unificados é um grande complexo de lazer, entretenimento, cultura e conhecimento para jovens, adultos e crianças do município. O importante empreendimento foi possível pelo convênio da Prefeitura Municipal de Codó e o Governo Federal.

717

A moderna instalação conta com 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada. Os operários trabalham em ritmo acelerado e já se pode ver o contorno das construções. O objetivo é integrar esporte e cultura.

Também foram inauguradas dois polos das chamadas Academias da Saúde (um polo no Bairro São Vicente Palocci, na Trizidela e outro no Bairro São Francisco. O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para população, como controle do diabetes e da hipertensão arterial. “Os polos são espaços públicos, de uso gratuito, dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. As Academias de Saúde de Codó também realizarão serviços de fisioterapia e treinamento funcional”, pontuou o secretário de Saúde de Codó, Ricardo Torres.

723

O prefeito encerrou a série de inaugurações com chave de ouro, ao entregar a população codoense uma espaçosa e moderna unidade de Saúde (Posto de Saúde Miguel Zaidan) e apresentar a nova equipe do Programa Melhor em Casa. As equipes de Atenção Domiciliar do Melhor em Casa de Codó foram contratadas para o atendimento à população em suas residências. Os atendimentos serão realizados durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente.