luiz_edson_fachinSe juridicamente ninguém contestou o nome do advogado Luiz Edson Fachin, search indicado nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir a vaga de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF), pharmacy a Oposição questiona a isenção do jurista.

Para a Oposição ao Governo Dilma, Fachin seria simpático ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e com ligações históricas com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fachin chegou a pedir votos para Dilma na eleição de 2010 – e agora assume um posto na Suprema Corte em meio a dúvidas sobre sua autonomia e isenção para julgar possíveis processos contra políticos petistas ou aliados ao partido.

Em outubro de 2010, Fachin foi o porta-voz de um manifesto de juristas em favor da eleição de Dilma. O texto defendia o apoio à petista como uma garantia de crescimento econômico com desenvolvimento e a consolidação do país perante o cenário internacional. Clique aqui e veja o vídeo.

Antes de assumir oficialmente a cadeira no STF, Fachin tem de passar por uma avaliação do Senado, para só depois ser confirmado como substituto do ex-ministro Joaquim Barbosa no STF.