PTB-DEMA iminente fusão dos partidos PTB e DEM, ampoule que inclusive pode ser anunciada nesta quarta-feira (08), link deverá provocar mexidas significativas na política maranhense.

A princípio imaginava-se que com a fusão, salve o “novo partido” passaria a ter um deputado federal (Pedro Fernandes-PTB), dois estaduais (César Pires e Antônio Pereira, ambos do DEM) e dois vereadores em São Luís (Pedro Lucas-PTB e Sebastião Albuquerque).

No entanto, não deve ser bem assim, principalmente por partes dos membros do DEM, que dificilmente deverão ficar na legenda após a fusão.

Os parlamentares irão aproveitar a legislação eleitoral, que permite a saída de um político de um partido caso haja uma fusão, para buscarem novos caminhos.

O primeiro a já se posicionar publicamente foi o deputado estadual César Pires. O parlamentar já confirmou sua saída numa eventual fusão. “Se a fusão ocorrer, como tudo indica, eu não permanecerei”, afirmou.

O Blog tem a informação que pelo menos dois partidos já teriam formulado convite a César Pires, um deles é o PCdoB, legenda do atual governador do Maranhão, Flávio Dino.

O deputado Antônio Pereira também dificilmente permanecerá, apesar de ainda não ter tratado do assunto publicamente. O Blog não conseguiu contato com o vereador Sebastião Albuquerque.

Já os membros do PTB, a tendência é que permaneçam na legenda e inclusive no comando no do “novo partido”.

É aguardar e conferir.