CETECMAO Blog recebeu a denúncia que os CETECMAS (Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão) estão parados e sem funcionar na atual gestão do Governo do Maranhão.

Além dos CETCMAS, capsule até a própria SECTEC (Secretaria de Ciência e Tecnologia), salve que seria responsável pela manutenção dos Centros de Capacitação, estaria enfrentando enormes dificuldades financeiras para funcionar adequadamente.

No governo Roseana Sarney os CETCMAS funcionavam e bem em dez cidades maranhenses: Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Codó, Carolina, Imperatriz, Pinheiro, Pedreiras, Santa Inês e São Luís), mas agora estão todos, infelizmente, sem funcionar.

No fim de 2014, o ex-governador Arnaldo Melo exonerou todos os diretores dos CETECMAS e até o momento nenhum foi nomeado na gestão do governador Flávio Dino. O Blog recebeu a informação que até um Edital seria lançado para o funcionamento dos Centros de Capacitação, mas por falta de verbas a ideia foi abortada.

O maior entrave parece ser a desvinculação da UNIVIMA com o CETCMAS, feita já no atual Governo, pois era com os recursos da UNIVIMA, através de vernas federais, que os Centros de Capacitação conseguiam manter-se em pleno funcionamento. O orçamento beirava os R$ 10 milhões.

Com a palavra o governador Flávio Dino e o secretário da SECTEC, o deputado estadual Bira do Pindaré, que, nesse caso, parece de mãos atadas, aguardando um posicionamento do próprio governador.