flaviodinonovaO governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) parece ainda não ter assimilado o “bombardeio” de críticas que sua gestão recebeu pela total incompetência ou negligência no caso da fuga de quatro presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Dino tentou, diagnosis como de costume, healing transferir responsabilidade dos erros de sua gestão para a gestão anterior a sua, cheap ou seja, para a ex-governadora Roseana Sarney. Ao invés de assumir o erro, buscar e punir culpados, se for o caso, Dino prefere tentar “maquiar” o fato.

“Sobre fugas em Pedrinhas, chama atenção a violência dessas quadrilhas que atuam no Maranhão. Importante para entender situação que herdamos”, disse no Twitter o governador na segunda-feira (06).

Já nesta terça-feira (07), Dino seguiu na mesma linha. “Do jeito que a oligarquia fala, até parece que a Penitenciaria de Pedrinhas era uma maravilha, organizada e pacífica. Só que todos lembram”, escreveu.

Nem mesmo os auxiliares de Dino tiveram tanta “cara de pau”. De parabéns o secretário de Segurança, o delegado Jeferson Portela, que veio a público e deu a “cara a tapa”, assumindo o erro e assegurando que não será mais repetido.

Até o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, que sempre gosta de politizar partidariamente qualquer assunto, apesar de ter aproveitado para criticar as gestões anteriores em outros aspectos, teve a grandeza de assumir o erro publicamente.

“Houve falha, sim, no sistema de segurança. Governo transparente e ético não ignora nem esconde a realidade. Ao contrário, apura e pune !” escreveu, pena que o chefe maior não pensa assim, meu caro Jerry.

Qual seria a culpa de um governo anterior numa situação como essa? Seria culpa de Roseana não terem avisado a Polícia Rodoviária Federal para fazerem uma barreira e tentarem impedir a chegada desse veículo em Pedrinhas? Seria culpa do Sarney não terem enviado reforço para Pedrinhas e deixar uma única viatura com quatro policiais a mercê da própria sorte? Seria culpa de Roseana o Governo do Maranhão com 100 dias na gestão de Dino não ter consertado uma cerca elétrica de um complexo penitenciário? Seria culpa de Sarney os presos que seriam resgatados estranhamente estarem do lado de fora das celas?

É meu caro Flávio Dino, pelo visto dessa vez não adianta transferir a responsabilidade, pois nem seus auxiliares coadunam com seu pensamento.

Por fim, o Blog deixa uma observação feita pelo ex-deputado estadual Marcelo Tavares, hoje chefe da Casa Civil do Governo Flávio Dino, ao comentar na Tribuna da Assembleia o fato de uma caçamba ter derrubado o muro de Pedrinhas e ter dado fuga para vários presos.

“É com muita tristeza que mais uma vez, nós temos a oportunidade de olhar nos telejornais nacionais, hoje, por exemplo, no Bom dia Brasil, o episódio de Pedrinhas. Que mostra a total falta de planejamento, de comando, de respeito. A bandidagem do Maranhão não respeita mais absolutamente nada do sistema de segurança, nada. É preciso que haja esse respeito, a força, a mão do Estado”, afirmou Tavares.

A declaração foi dada em setembro de 2014, mas se encaixaria perfeitamente agora, ou não, meu caro Flávio Dino?