A deputada federal Eliziane Gama (PPS/MA) utilizou as redes sociais para comentar sobre uma postagem no facebook de que a parlamentar, unhealthy ao lado de outros políticos, estaria organizando manifestações contra a gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC) (reveja).

No Twitter, Eliziane disse que tudo não passa de boato e delírio. “Inventar um boato mirabolante para justificar a ida da juventude para as ruas de São Luís chega a ser um delírio.”, escreveu.

No entanto, o Blog recebeu um arquivo, que inclusive encaminhou a deputada Eliziane Gama e não obteve resposta, onde continha duas fotos. Segundo a leitora, que encaminhou o arquivo ao Blog, a primeira foto aparece Daiana Roberta que seria uma das organizadoras da manifestação realizada na Universidade Federal do Maranhão, no dia 31 de março (veja abaixo).

coincidencia
A segunda foto demonstra a parlamentar participando de um café com algumas pessoas que estariam participando das manifestações, inclusive a própria Daiana. O suposto café da manhã teria acontecido dois dias depois da manifestação realizada na UFMA (veja abaixo).

coincidencia1
Mas claro que tudo pode ser apenas mera coincidência.

Direito de resposta – A estudante Dayana Roberta entro em contato com o titular do Blog e solicitou Direito de Reposta, o que foi prontamente atendido. Abaixo, na íntegra, o email encaminhado.

Prezado/a leitor/a e Jorge Aragão, eu Dayana Roberta fui citada na matéria como uma das organizadoras da manifestação que ocorreu na porta da UFMA, quero esclarecer alguns pontos:

1 – O ato foi organizado pelo Núcleo Estudantil da Universidade Federal do Maranhão – NEUFMA que é um espaço de diálogo e proposições com atuação na universidade. Eu fui convidada para participar do ato, bem como os/as demais estudantes, professores/as, técnicos/as e comunidade da Área Itaqui Bacanga.

2- Além da pauta da tarifa, o NEUFMA encaminhou uma demanda específica da UNIVERSIDADE. Nós dialogamos com a SMTT, através de Ulisses Fernando (PDT) – Coordenador Municipal de Juventude que é um companheiro de militância e sempre respeitamos as posições políticas, pois o que nos interessa é a discussão da cidade. Sei fazer críticas, mas faço as devidas proposições.

3- Formamos uma Comissão com várias representações para dialogar com a SMTT, sendo pautada a demanda que diz respeito ao coletivo e não às mentiras de conchavos contra o prefeito.

4 – O mundo não gira em torno de Edivaldo Holanda e de seus aliados. Quem decidiu aumentar a tarifa foi o Prefeito, então ele deve estar preparado para as manifestações. Somente ele tem o poder para revogar o aumento.

5  – Quem participou do ato na universidade fui eu e não as pessoas que estavam comigo em um café, que não foi pela manhã.

6 – Sobre a foto ao lado da deputada Eliziane, gostaria de deixar claro que faço parte da Rede de Sustentabilidade e estávamos discutindo com a parlamentar assuntos que dizem respeito à pauta nacional da juventude, como a Maioridade Penal e outros temas. Reforço que temos total legitimidade de discutir tais assuntos com a deputada.

7 – Não tenho tempo para conspirar contra a gestão municipal, muito menos as pessoas que estavam comigo têm essa postura.

8 – Quem tem consciência política e usa o transporte público não vai aceitar o aumento da tarifa. E estudante universitário/a comprometimento/a desenvolve: ensino, pesquisa e extensão com responsabilidade social. Nós, temos sim, que lutar por uma cidade sustentável para todos/as.

São Luís, 08 de abril de 2015.
Atenciosamente,
Dayana Roberta
Ativista dos movimentos sociais