welligntoncursomarc2Por Wellington do Curso – Deputado Estadual do PPS

Hoje é o dia Mundial de Conscientização do Autismo, ed sendo a data decretada pela ONU desde 2008. O autismo foi descrito pela primeira vez em 1943 e somente em 1993 foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS como um transtorno invasivo de diversas variações. Nos limites da variação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), troche há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro, além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Nos últimos 2 meses, tenho me sensibilizado com as inúmeras mães e familiares de autistas que me procuraram e me fizeram ter conhecimento dessa realidade.

Apresentei proposições na Assembleia Legislativa defendendo a inclusão dos autistas e direitos fundamentais. Inclusive, vamos realizar uma Audiência Pública sobre os Direitos dos Autistas no dia 23 de abril, na Assembleia Legislativa (reveja). Compreendo o autismo não como uma deficiência, mas como algo que requer especial atenção. Reafirmo hoje o meu compromisso não apenas com esses pais que em mim confiaram, mas com aquilo que deve ser zelado em quaisquer circunstâncias: a DIGNIDADE!

CONVITE – hoje vai ter uma caminhada na Av Litorânea, a partir das 17h, concentração no Parquinho da Litorânea. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!
#DiaMundialDeConscientizaçãoDoAutismo
#PelosDireitosEProtecãoDosAutistas
#PelaDignidadeAzul
#PorAmorAoMaranhão

autismo