dinogovO Blog, cure ao contrário daqueles que hoje comandam o Governo do Maranhão, malady continua mantendo a coerência sobre a nomeação de servidores e, case como não havia antes, não vê nenhum problema na nomeação de aliados e parentes de aliados, desde que não haja ilegalidade.

No entanto, vai faltando coerência para quem está hoje no Governo do Maranhão, afinal estão praticando atos que sempre condenavam. O Blog já havia tratado do assunto na postagem “É preciso manter a coerência, mesmo no governo”, mas agora essas nomeações ganharam notoriedade nacional.

Nesta sexta-feira (30), a Folha de São Paulo fez uma postagem com o título “Governador nomeia parentes de aliados no Maranhão”. O Blog posta abaixo alguns trechos da reportagem.

“Principal adversário da família Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B), abriga em postos importantes parentes, namorada e até sócio de aliados.

A prática não configura nepotismo, já que os nomeados não atuam nos mesmos órgãos que os auxiliares aos quais são ligados. Mesmo assim, vem rendendo críticas a Dino, que condenava o nepotismo no governo dos Sarney.

O secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, tem a namorada chefiando o gabinete do governador e a irmã dela como número dois da pasta de Esporte e Lazer.

A professora Joslene da Silva Rodrigues, namorada de Jerry, é dirigente do PC do B e próxima de Dino. Atuou na coordenação das campanhas e em seu gabinete quando ele foi deputado federal.

A irmã dela, Joslea, foi nomeada secretária-adjunta de Esporte. Ex-judoca, chefiou o departamento do idoso da pasta entre 2009 e 2013, no governo Roseana Sarney (PMDB), e atuou no Ministério do Esporte, comandado até 2014 pelo PC do B.

Ana Karla Silvestre Fernandes, mulher do ex-governador e futuro secretário de Minas e Energia, José Reinaldo Tavares, foi nomeada corregedora-geral do Estado.”

A Folha ainda lembra ainda que as nomeações de parentes foi sempre uma das principais críticas do grupo comandado pelo atual governador Flávio Dino.

“A presença de familiares no governo era uma das principais críticas da oposição nos anos de predomínio do grupo de Sarney. Um dos exemplos mais conhecidos era Ricardo Murad, cunhado de Roseana, que comandou a Secretaria da Saúde até o 2014.

Além de parentes, a gestão Dino terá o antigo sócio de um secretário justamente na pasta de Transparência e Controle, uma das principais promessas de sua campanha.

O titular, Rodrigo Lago, nomeou como chefe da assessoria especial Marcos Canário Caminha, com quem dividia um escritório de advocacia.”

A Folha também ouviu o Governo do Maranhão e publicou as justificativas encaminhadas a reportagem.

“O governo do Maranhão disse seguir “rigorosamente” a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal que trata de nepotismo –para o STF, não podem ser nomeados parentes de autoridades ou gestores em um mesmo órgão.

A gestão ressaltou que nenhum nomeado tem parentesco com Flávio Dino.

Afirmou ainda que Joslene Rodrigues, Joslea Rodrigues e Ana Karla Fernandes são funcionárias públicas de carreira e que, assim como César Pires Filho e Liz Ângela Gonçalves de Melo, foram nomeadas por suas aptidões.

Sobre o secretário Rodrigo Lago e Marcos Canário Caminha, diz que eles encerraram a empresa que tinham para entrar na administração.”

Pelo visto alguns estão começando a entender que deixaram de ser pedra e passaram a ser vidraça e para piorar sem manter coerência.