annagraziellaApós ser barrada por policiais militares de entrar nesta quarta-feira (21), ask na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), a ex-secretária da Casa Civil no governo Roseana, Anna Graziella, decidiu renunciar ao cargo de presidente da FMRB.

O mandato de Anna Graziella ainda duraria mais quatro anos, mas após muita polêmica envolvendo a FMRB na gestão do governo Flávio Dino, ela resolveu deixar o cargo.

Com a saída de Anna Graziella quem deve assumir a presidência da FMRB, até que seja realizada nova eleição, é o jornalista e presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, que também é membro da Memória Republicana. Por coincidência, Buzar é padrinho do governador Flávio Dino.

Apesar da barração de Anna Graziella, inclusive com vídeo divulgado amplamente nas redes sociais, o Governo do Maranhão emitiu Nota assegurando que a ex-presidente teria acesso livre a FMRB. Veja abaixo a Nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o acesso da presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Ana Graziella Neiva, às dependências do prédio público do Convento das Mercês, a Secretaria de Estado da Cultura esclarece que:

1. A presidente da FMRB tem total acesso às dependências da sede da Fundação;

2. A guarda policial adotou medidas de segurança após identificar a presença do senhor Jorge Luís Moura Nascimento Filho (ex-diretor Financeiro da FMRB) nas dependências da fundação, fora do horário de expediente, às 20h, da última terça-feira, manuseando computadores e documentos;

3. Tal episódio foi relatado pelo tenente da PM, Edmilson, comandante da guarda do prédio, que relatou ainda ter ocorrido movimentação de servidores retirando quadros sem a devida autorização, na noite da última segunda-feira, 19;

4. Em face destes fatos, as medidas de reforço da segurança foram necessárias. Contudo, o Governo do Estado designou comissão para dialogar com os dirigentes da FMBR para a imediata normalização das atividades da Fundação.

Francisca Ester de Sá Marques – Secretária de Cultura do Maranhão